Diversão e Arte

Jogo 'The legend of Zelda' completa 30 anos com celebrações especiais

Para comemorar, Nintendo prepara lançamentos para o ano

postado em 07/03/2016 07:31
Versão moderna do game The legend of Zelda foi lançada neste mês para a plataforma Wii U
Há 30 anos, a empresa de videogame Nintendo lançava um dos jogos mais revolucionários da indústria, The legend of Zelda. A saga protagonizada pelo herói Link reúne elementos mitológicos, ao mesmo tempo que revoluciona ao subverter papéis de gênero e criar narrativas não lineares. Para comemorar o marco, a gigante do mercado de games lançará um novo jogo para o console Wii U (a empresa ainda não confirmou a data de lançamento).

;Nós chamamos o protagonista de Link porque ele conecta as pessoas;, explicou Shigeru Miyamoto, criador do jogo, no livro Hyrule historia. Nos 30 anos da franquia, o protagonista viveu diversas aventuras recontando alguma fábula antiga. Os principais ingredientes permanecem os mesmos: um herói chamado Link, uma princesa chamada Zelda e um vilão que atende pelo nome de Ganon. No entanto, outros aspectos do game são alterados a cada novo capítulo. Em três décadas, o jogador explorou oceanos e calabouços, lutou ao lado de piratas e fadas e batalhou contra todo tipo de monstro mitológico.

Em 4 de março, o jogo de 2006, The legend of Zelda: Twilight princess, foi relançado, trazendo de volta uma das aventuras mais sombrias e emblemáticas da franquia. Nele, Link é atraído para o reino das sombras e transformado em um lobo. A versão atualizada trará uma gama de efeitos visuais e sonoros mais refinados, além de novas ferramentes de jogabilidade.

Jornada do herói

The legend of Zelda é um jogo de fantasia no qual arquétipos são explorados com a intenção de envolver e viciar quem entra na história. Ao ligar o console, o jogador dá início a uma trajetória única e, ao mesmo tempo, universal: a jornada do herói.

Famoso no mundo do cinema e televisão, o conceito criado por Joseph Campbell em seu livro O herói de mil faces moldou a maneira como o público encara uma aventura, não basta cenas de ações e enredos mirabolantes, a história precisa de um arco emocional forte e de um protagonista disposto a mudar e crescer. Link está para a história dos videogames assim como Luke Skywalker está para o cinema. Os dois são encarnações perfeitas do mito exposto por Campbell.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação