Diversão e Arte

Brasília recebe festival internacional de fotografia

A mostra em cartaz no Park Shopping conta com 306 trabalhos premiados

postado em 16/03/2016 07:03

Brasília Photo Show: espaço para fotógrafos amadores e profissionais

A fotografia é um dos instrumentos mais eficazes para ler o mundo. Com uma câmera na mão, o fotógrafo registra fragmentos, nuances das coisas que vê e como as interpreta. O clique feito com smartphone, máquina de bolso ou equipamento profissional, pode viajar todo o planeta e ser curtido, compartilhado por milhares de pessoas. Há registros que dialogam em todas as línguas, despertam sentimentos e memórias, transportam no tempo e no espaço.

Com o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show, as imagens formam o acervo de um livro internacional, conquistam status de arte e protagonizam uma série de exposições. No ano passado, o festival sediado em Brasília estimulou fotógrafos amadores e profissionais do Brasil, Estados Unidos e de países da Europa e Ásia a participarem. Os 306 trabalhos premiados compuseram um livro no fim de 2015 e, agora, fazem parte da mostra em cartaz no ParkShopping.

;A proposta é fazer com que o festival seja para a fotografia o que o Rock in Rio é para a música, o que os festivais de cinema são para a sétima arte;, observa o fotógrafo Edu Vergara, idealizador do festival. ;A liberdade é a essência deste projeto e as exposições com as fotos vencedoras da primeira edição revelam muito bem isso;, adianta.

Inscrições

As inscrições para a segunda edição do festival vão até o dia 15 de julho. A temática é livre. Novembro é o mês da premiação da edição 2016, com lançamento do novo livro e exposição com todos os trabalhos contemplados. ;É um tributo aos fotógrafos e aos registros que encantam. Esse festival é o Oscar da fotografia. E as portas estão bem abertas para quem quiser participar ou simplesmente contemplar o que foi produzido;, convida Vergara.

Para ele, o que será levado em consideração é o registro direcionado pela sensibilidade. ;A pegada é a arte, o potencial da imagem em mexer com cada um de nós de alguma forma;, pontua Vergara.

Não existe limite quanto ao número de trabalhos de cada participante. Os candidatos podem enviar quantas fotos desejarem. A inscrição é gratuita para até dois registros. Os interessados podem se inscrever no site do evento: www.brasiliaphotoshow.com.br



Exposições do Festival
Internacional de Fotografia Brasília Photo Show 2015/2016
De março a outubro de 2016. ParkShopping/Brasília. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação