Diversão e Arte

Morre José Carlos Avellar, crítico de cinema

Internado no Rio, em decorrência de câncer, Avellar morreu aos 79 anos

postado em 18/03/2016 15:16

O crítico de cinema José Carlos Avellar, de 79 anos, morreu, hoje, em decorrência de linfoma, no Rio de Janeiro. De renome internacional, ele recebeu, há uma década, o título Chevalier des Arts et Lettres, atribuído pelo governo francês.

Avellar estava internado no Hospital São Lucas, e o corpo será cremado, domingo, no Memorial do Carmo (Caju). Programador audiovisual do Instituto Moreira Salles, entre as conquistas profissionais de Avellar estiveram a consultoria no Festival de Berlim e, até 2011, ao longo de seis anos, a função de curador do Festival de Cinema de Gramado; além de ter sido diretor cultural da Embrafilme.

Outros cargos importantes foram o de diretor da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (RJ) e o de diretor, por cinco anos, da Riofilme, distribuidora que alavancou a retomada do cinema brasileiro. Muito da produção escrita de Avellar pode ser conferida no site Escrever Cinema. Já, em livros, Avellar deixou obras como O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil (2007), um dos seis livros publicados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação