Diversão e Arte

Vinis fabricados em Brasília serão lançados a partir de abril

Produtor local importou uma máquina de risca para fabricar LPs de maneira artesanal

postado em 19/03/2016 07:05

A vinyl recorder T560, da Lombra Records, começa a operar a partir da próxima semana

O produtor musical brasiliense Biu Ramos acompanha de perto o vertiginoso crescimento do mercado de vinis pelo país, que segue uma tendência mundial. Não à toa, ele resolveu se aventurar pelo setor e adquiriu uma máquina de risca, justamente o aparelho próprio para a produção de um LP.

;Foram quase três anos de negociação. Demorei a convencer o dono original a vender. Depois, tive que enfrentar toda a burocracia de trazer o equipamento, que veio da Alemanha. A máquina passou três meses na alfândega;, conta Biu, que largou a vida de farmacêutico para adentrar a esfera musical. ;Cansei do balcão de atendimento. Quero cuidar de música agora.;

A opção pelos vinis, de acordo com o produtor, parte do anseio de ;trazer a música para o centro da sala novamente;. Algo que ele pretende fazer por meio da produção de LPs e da Lombra Records: ;A gravadora é um experimento social coletivo que surge da necessidade uma cena voltada à música, com ;m; maiúsculo;.

Depois dos primeiros testes realizados e aprovados, a produção começa a tomar força a partir da próxima semana. No momento, 12 bandas já procuraram a gravadora para encomendar o vinil. ;O diferencial é que podemos oferecer qualquer tiragem, de um único exemplar a centenas deles;, revela Biu.

Cada LP deve sair ao custo de, pelo menos, R$ 60. Ou seja, qualquer músico ou grupo da cidade que queira explorar a qualidade da som produzida pelo vinil, já pode vislumbrar a possibilidade de gravar um LP. ;O som é superior. O vinil pede ouvidos mais atentos;, recomenda o produtor.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação