Diversão e Arte

Saiba mais sobre contadores de histórias profissionais

Amanhã é comemorado o Dia Internacional do Contador de Histórias e a cidade recebe profissionais de todo o país em evento com programação vasta

postado em 19/03/2016 07:10

Joca Monteiro usa elementos do Norte para encantar a meninada

Contar histórias vai além de abrir o livro e ler o que ali está escrito. Para os profissionais que apresentam textos literários escritos por meio de recursos orais, o objetivo é encantar. Artistas da palavra ganharam um dia para receber homenagens. Amanhã é comemorado o Dia Internacional do Contador de Histórias. A Associação Amigos das Histórias criou um evento com uma série de atividades, como oficinas, debates e maratona de contação de histórias.

Hoje, o dia é voltado para a maratona, que será realizada na praça central do shopping Pátio Brasil. Serão 10 horas ininterruptas de histórias, a partir das 11h, apresentadas por contadores de todo o país, selecionados por meio de inscrição prévia. A programação é encerrada amanhã com oficinas realizadas na Escola Maria Montessori. As oficinas serão ministradas por profissionais de todo o Brasil e receberá como público todos os interessados no tema de livro e leitura.

A professora e contadora de histórias Maristela Papa, do Distrito Federal, esclarece a diferença entre contador de histórias e mediador de leitura. ;O mediador lê a história que está no livro e o contador de histórias tem outros recursos para contar o que está no livro. A gente conta história com fantoche, com figurino, música, cenário ou iluminação diferente. Enfim, recursos para contar a história do livro. Os contadores também as histórias da oralidade, muitas que não são encontradas em livros. O mediador trabalha sempre com o livro;, afirma.

Porém, para ela, o dia comemorativo é destinado aos dois profissionais, uma vez que há um objetivo em comum, que é o incentivo à leitura. ;Há projetos de políticas públicas que englobam os mediadores de leitura e esse foi tema de seminário na programação que comemora esse dia. As oficinas de amanhã serão com contadores e mediadores de leitura. Na verdade, é só uma maneira diferente de apresentar as histórias. Mas fazem parte da mesma cadeia criativa e os dois são necessários;, diz.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação