Diversão e Arte

Iron Maiden se despede do Brasil com show histórico em São Paulo

Banda cantou os hits mais esperados pela plateia, que fez coro durante toda a apresentação

postado em 27/03/2016 12:35

Show em São Paulo aconteceu no estádio do Palmeiras

São Paulo - Imagine um time de futebol com o estádio lotado de uma torcida completamente apaixonada, placar totalmente favorável e uma equipe com toque de bola de encher os olhos. Pois é mais ou menos essa a sensação que se
tem ao assistir a um show do Iron Maiden. E o local não poderia ser mais apropriado para tal comparação: o Allianz Parque. Foi no estádio do Palmeiras, em São Paulo, que a veterana banda inglesa de heavy metal fechou a turnê brasileira The Book of Souls World Tour, na noite de sábado, para 42 mil apaixonados ; anunciado no palco pelo próprio vocalista Bruce Dickinson. Brasília presenciou essa linda festa na última terça-feira, no Ginásio Nilson Nelson, que contou com público de 12 mil pessoas.

Mesmo com setlist repetido em todas as apresentações brasileiras ; além da capital paulista e de Brasília, o sexteto passou por Rio de Janeiro (17/03), Belo Horizonte (19/03) e Fortaleza (24/03) ; os shows do Iron Maiden parecem sempre uma surpresa. Poucas bandas vetaranas se dão ao luxo de começar um concerto sem um hit logo de cara, porém mesmo assim levando a plateia inteira a cantar como se um clássico fosse. E vieram seis canções do último lançamento, The Book of Souls, lançado em 2015. As duas canções que abrem a turnê seguem line-up do álbum que dá nome à turnê: If Eternity Should Fail e Speed of Light.

Estamos tristes por este ser o último show no Brasil;, foram as primeiras palavras do sempre incansável Bruce Dickinson. ;Mas faremos deste o melhor show para vocês; disse na sequência, para delírio geral. E a noite foi realmente inesquecível para quem pagou até cerca de R$ 600 para ver a banda da pista premium. Crise, que crise?

Música e teatro se unem em uma apresentação do Iron Maiden. Incrível ver como eles são tão afinados. Os três guitarristas, Adrian Smith, Dave Murray e Janick Gerz, cada uma à sua maneira, agregam velocidade, técnica e precisão ao espetáculo. Steve Harris e seu baixo-metralhadora disparam acordes perfeitos. Poucos baixistas do metal são como ele. Poucos. Mais discreto, porém não menos técnico, Nicko McBrain se faz notar por batidas que são a cara do Maiden.

O palco desta turnê merece um destaque. Pirâmides, múmias e tochas de fogo deixam o espetáculo ainda mais belo. Os enormes painéis atrás mudam quase que a cada música, com diferentes versões do mascote Eddie. Esse, aliás, aparece
em dois momentos e formatos. Primeiro na faixa-título do último disco, depois na música Iron Maiden, do primeiro álbum.

O repertório dessa turnê privilegia o 16; álbum de estúdio do Iron Maiden, The Book of Souls, mas a banda encaixou ao menos uma música de outros grandes clássicos, como Powerslave (na faixa-título), Piece of Mind (The Trooper), Wasted Years (Somowhere in Time) e a sempre presente Fear of the Dark, do disco homônimo. Daquele que é considerado pela maioria dos fãs como o melhor disco da banda, por um acaso a estreia de Bruce Dickinson no Maiden, The Number of the Beast, vieram três: a faixa homônima, Children of the Damned e Hallowed Be Thy Name.

Ver o Iron Maiden em ação é daqueles espetáculos que devem ser guardados para sempre na memória. Apesar de estarem na estrada há quatro décadas, eles ainda mantêm aquela energia e vitalidade vista desde o início. O mais bacana ainda é perceber que a banda o faz por amor. A entrega no palco é total. Bruce, sempre ele, pula e corre por todo o palco. Não custa nada se lembrar de que recentemente ele passou por um tratamento de câncer na língua, diagnosticado antes das gravações de The Book of Souls.

Ah, a plateia. Como é lindo o público do Iron Maiden. Os fãs cantam todas as músicas, batem palma, interagem e fazem os coros mais emocionantes do metal. De arrepiar mesmo. Assim como futebol, a entrega é total. E todos saem vencendo.

SETLIST:

Doctor, Doctor (UFO)
; abertura

If Eternity Shoul Fail%u2028Speed of Light

Children of the Damned %u2028%u2028

Tears of a Clown %u2028%u2028

The Red and the Black %u2028%u2028

The Trooper %u2028%u2028

Powerslave %u2028%u2028

Death or Glory %u2028%u2028

The Book of Souls %u2028%u2028

Hallowed Be Thy Name %u2028%u2028

Fear of the Dark %u2028%u2028

Iron Maiden %u2028%u2028


The Number of the Beast

Blood Brothers %u2028%u2028 %u2028

Wasted Years

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação