Diversão e Arte

Nascimento de Goya é comemorado hoje

O espanhol foi um expoente da vanguarda da pintura europeia no século 18

postado em 30/03/2016 07:30

Lado crítico do pintor espanhol é representado na obra Os Fuzilamentos de 3 de Maio, exposto no Museu do Prado

Hoje é comemorado o nascimento de um dos mais emblemáticos mestres da pintura que marcaram um importante período de transição pictórica: a passagem do século 19 para o século 20 ; o espanhol Francisco José de Goya Lucientes. Prova disso está nas referências ao pintor espanhol, que por muitas vezes é chamado pelos críticos de arte de ;o último dos antigos mestres e o primeiro dos modernos;.

Seu trabalho vanguardista inspirou outros nomes expressivos da pintura mundial ; como Manet e Picasso ; e tem em seu currículo obras consideradas precursoras do impressionismo. Nascido em Fuendetodos em 1746, o início de sua consolidada carreira aconteceu em Zaragoza, com José Luzán y Martínez, artista local que ajudou o então jovem artista na introdução ao desenho.

A forma irreverente de Goya, num período marcado pelo conservadorismo, influenciou artistas de diferentes vanguardas muito além do território espanhol. ;Percebemos isso claramente na obra A jangada da medusa, de Théodore Géricault, que retrata um desastre marítimo. Assim como Goya, em vez de idealizar um lugar, momento ou situação ou paisagem perfeita, ele enxerga a realidade. Esse olhar é o que distingue Goya de sua geração;, destaca a historiadora da arte e professora da Universidade de Brasília (UnB) Elisa de Souza Martinez, que também é integrante efetiva do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Ibram.

Um importante passo na carreira do artista aconteceu após a mudança para Madri, aos 28 anos, em 1775. Este seria o primeiro contato de Goya com a realeza, quando o então promissor artista recebeu convite para ocupar o cargo de desenhista na Fábrica Real de Tapeçaria de Santa Bárbara, local que atualmente figura entre o roteiro de museus da capital espanhola. Não é apenas de prestígio que a carreira de Goya é marcada: ele tentou ingressar na Academia de Belas Artes de São Fernando por duas vezes (1763 e 1766) sem sucesso.

Foi num país vizinho que Goya teve a primeira chance de visibilidade. Na Academia de Belas Artes de Parma, na Itália, o artista espanhol venceu um concurso de pintura com menção honrosa. De volta à Espanha, o artista recebeu a primeira encomenda de muitas que marcariam seu legado artístico: pintar afrescos na igreja Nossa Senhora do Pilar, em Zaragoza. O fato iniciou uma longa relação do artista com a Igreja Católica. Os elementos tradicionais do catolicismo passaram a fazer parte do cotidiano do artista que futuramente contribuiria para sua fase de liberdade criativa.

;Ao mesmo tempo que trabalha em um país católico, onde há um peso grande da tradição, ele é um artista do seu próprio tempo. Goya viveu essa transição entre os séculos 18 e 19, período de grandes transformações sociais na Espanha. Existem autores que interpretam suas obras como se houvesse um certo sarcasmo e crítica social. É claro que podemos interpretar essas pinturas pensando numa certa ironia, mas isso é muito sutil. Essa sutileza que há nele reflete uma dualidade que vem do iluminismo francês;, analisa Elisa de Souza.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação