Diversão e Arte

Os Simpsons: Escritor mostra relação entre as ciências exatas e a série

Em livro, Simon Singh fala sobre as inserções matemáticas na animação

Adriana Izel
postado em 31/03/2016 07:30
No quadro-negro do episódio O mágico de Springfield, Homer utiliza equações relacionadas a
Nos 26 anos desde a primeira exibição de um episódio da animação Os Simpsons, muito se falou da mitologia em torno da série norte-americana criada por Matt Groening, como as questões políticas e religiosas e, claro, o fato de a produção ter uma característica de prever ; mesmo que sem querer ; o futuro. No entanto, pode-se dizer que o escritor britânico Simon Singh foi um dos primeiros a relacionar o desenho com a matemática. ;Eu já assistia Os Simpsons há 10 anos antes de perceber que o episódio O mágico de Springfield tinha referências ao último teorema de Fermat. Então, eu notei que o teorema aparecia em outro episódio, A casa da árvore dos horrores VI, e decidi ver outros capítulos. A partir daí, comecei a notar que houve várias referências matemáticas na série nos últimos anos;, conta o autor ao Correio.

[SAIBAMAIS]Inspirado pela temática, Simon Singh escreveu o livro Os segredos matemáticos dos Simpsons, que chegou ao Brasil neste ano com tradução de Catharina Pinheiro e revisão de Ricardo Doninelli e foi traduzido para 30 diferentes línguas, em que apresenta ao leitor os episódios da série que têm alguma referência com questões matemáticas, além de explicar o motivo dessa relação inusitada entre a animação e o conteúdo.

Após uma análise da série, Singh percebeu que a matemática apareceu logo no primeiro episódio, intitulado Bart, o gênio, em que na primeira cena é possível ver a equação matemática mais famosa da história da ciência. O capítulo mostra a pequena Maggie construindo uma torre com blocos de letras do alfabeto, que formam a sequência EMCSQU, uma homenagem à equação da relatividade de autoria de Albert Einstein, E=mc;, que significa que a energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz.

A matemática está presente em diversos outros capítulos da série. Apesar de ser um conteúdo amado por alguns e odiado por muitos, para Simon Singh, o fato de a ciência aparecer de maneira sutil faz com que apenas quem tenha interesse em matemática de fato perceba a referência. ;Algumas vezes, a matemática aparece brevemente ou ao fundo, como o nome de um teatro ou título de um livro;, afirma Singh.

Confira algumas imagens do livro
Em livro, Simon Singh fala sobre as inserções matemáticas na animação
Os produtores da série, que, em sua maioria, são formados em cursos relacionados as ciências exatas
Em livro, Simon Singh fala sobre as inserções matemáticas na animação

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação