Diversão e Arte

Cultura nerd faz parte do mundo pop e movimenta mercado cultural

Onda de filmes e séries inspirados em quadrinhos são fruto da popularização dos geeks

Isabella de Andrade - Especial para o Correio, Renata Rios
postado em 06/04/2016 07:30 / atualizado em 17/09/2020 12:41

 

Filmes como Batman vs Superman alimentam o mercado da cultura nerd

 

Antes, eles faziam parte de um grupo de esquisitos. Eram maltratados pelos colegas de sala, considerados estranhos, ;loosers;, antissociais e outros adjetivos pouco gentis. Porém, após esses anos de discriminação, eles reaparecem na crista da onda. A cultura nerd, antes uma expressão de nicho, agora é parte dominante da cultura pop. Os símbolos, menosprezados e alvos de chacota, agora fazem parte do assunto de qualquer grupo descolado ; afinal, quem não comentou recentemente sobre o longa que retrata a batalha dos icônicos heróis dos quadrinhos da DC, Batman contra Super Homem. Mas o que desencadeou esse interesse? Como se sentem esse geeks, ao ter seus personagens queridos tomados de seu espaço e jogados no meio da massa?

A cultura nerd, ou geek, surgiu nas décadas de 1950 e 1960. Na época, ela era vista de uma maneira bastante pejorativa e muito desvalorizada. ;No estereótipo, os geek, ou nerds, eram esquisitos, excluídos, e normalmente possuíam uma habilidade cognitiva diferenciada, se interessando por assuntos relacionados a tecnologia;, explica o antropólogo e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) Guilherme Yokote. Segundo ele, o cenário geek começou a se alterar ainda cedo, na década de 1970, algumas produções visuais, como o clássico Star trek atraíram esse nicho. ;Produtos de ficção científica, por exemplo, falam sobre temas de interesse dos nerds. Isso acabou atraindo esse público para produções audiovisuais e livros, principalmente histórias em quadrinho, por exemplo;, descreve o professor.

Aquecendo o mercado
Outro ponto incontestável é o interesse do mercado nos produtos oriundos dessa cultura. O que começou modesto, com poucos filmes e séries, tornou-se uma febre nesse mundo tecnológico. De acordo com o antropólogo Guilherme Yokote, o mercado cria produtos a fim de atrair mais pessoas e ampliar esse universo. Não é preciso ir longe para ver que a aposta nos heróis no cinema, por exemplo, deram certo, e muito. Basta observar os números de bilheterias, que acumular milhões de dólares em suas exibições nos cinemas.

 

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