Diversão e Arte

Brasília serve de inspiração para que artistas produzam suas obras

Criadores se inspiram nos espaços da capital federal para desenvolverem obras bastante peculiares

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 17/04/2016 07:05

Criadores se inspiram nos espaços da capital federal para desenvolverem obras bastante peculiares

Seja pelo céu nacionalmente conhecido, seja por suas cores extraordinárias, seja pela delicada variedade geométrica dos pilotis; seja pelos ipês ou pela arquitetura planejada, cheia de curvas feitas de concreto; Brasília é fonte inesgotável de inspiração. Artistas de manifestações diversas reconhecem a origem criativa que emana da musa do Cerrado e criam suas obras a partir dos espaços e singularidades espalhados pela cidade. A capital é tema constante das poesias de Nicolas Behr, já passou pelas músicas da Legião Urbana, pelas pinturas de Wagner Hermusche e pelas fotografias e desenhos de tantos outros nomes criativos. É o caso da artista plástica Malu Engel; e do fotógrafo Toninho Euzébio, que atualmente está em cartaz com a exposição Interferências, no ParkShopping, onde o público pode conferir ilustrações misturadas com fotografia, todas criadas para homenagear a capital do país, que completa 56 neste mês.

Toninho é diretor de arte e ilustrador e já pintava seus primeiros quadros em 1988, completando 28 anos de produção na arte. O goiano, que chegou a Brasília aos 6 anos, conta que estudava na rede pública de ensino, onde encontrava incentivos para participar de concursos e feiras de artes e ciência. Sempre com o seu moleskine e uma caneta no bolso, Toninho desenha o cotidiano da cidade, pessoas no metrô, animais, a natureza, artistas, habitantes, aquilo que lhe chamar a atenção.

;Numa dessas, estava esperando para ser atendido na Secretaria de Fazenda e a demora era gigante, tempo pra desenhar! Na minha frente, uma senhora murmurava enraivecida pela demora... Foi aí que pensei em fazer uma interferência. Aproveitando aquele momento, fiz uma espécie de charge em que ilustrei metade do corpo da mulher e um balão com uma frase de indignação;, conta o artista, que lembra que dessa maneira começou o trabalho que resultaria na exposição Interferências, misturando fotografias e ilustrações. ;Comecei a postar nas redes sociais e tive uma resposta muito positiva. Depois disso, não parei mais de postar, sempre com mensagens divertidas e procurando passar algo de bom para o dia a dia das pessoas;, declara o ilustrador.

Na exposição, o público pode ver de perto as pequenas alterações que Toninho enxerga, explora e reproduz no cotidiano brasiliense. As criações e montagens são diversas, há monumentos que se transformam em brinquedos gigantes, árvores que viram fogos de artifícios e até mesmo uma faixa de pedestres que passa a ser um instrumento musical. Depois de encontrar inspiração em sua terra natal, Euzébio pretende expandir sua criação para outros cantos do país. ;Minha ideia com esse projeto é rodar depois o país e descobrir o que cada cidade tem de interessante pra explorar. Já tenho algumas que aproveitei de viagens a lugares como Pirenópolis, Goiânia, Salvador, Rio e São Paulo;, afirma.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação