Diversão e Arte

Fotógrafo francês realiza mosaico de imagens da capital em exposição

A mostra de Jean-François Rauzier sugere uma cidade de sonhos e símbolos

Nahima Maciel
postado em 19/04/2016 07:30
Escada Itamaraty - Jean-François Rauzier ficou um pouco desnorteado quando desembarcou em Brasília. Acostumado a fotografar cidades barrocas e tradicionais, encontrou na capital um reino em concreto dominado por curvas e retas. O desenho que saiu da cabeça do fotógrafo francês foi logo o de um universo futurista, de sonhos e símbolos. Foi o suficiente para construir Hiperfoto-Brasília, um conjunto de 30 fotografias concebidas com milhares de cliques e expostas a partir de hoje no Museu Nacional da República.

Durante quatro dias, em agosto do ano passado, Rauzier empreendeu uma maratona e visitou os interiores dos principais palácios e outros prédios públicos projetados por Oscar Niemeyer. Com uma câmera digital, realizou centenas de registros. Rauzier admite que fotografou compulsivamente. Ficou fascinado pelas formas, mas também pelos interiores e seu conteúdo. ;Acho que fiz foto de todas as obras de arte que estão nos palácios;, arrisca. O registro compulsivo é uma necessidade. A obra do francês não nasce de um clique pensado e estudado, mas de uma composição posterior, na qual ele junta milhares de fragmentos para formar um gigantesco mosaico.

Cada imagem comporta em média 1.500 fotografias. O resultado são painéis que podem ter entre 1,20m e 1,80m de altura e reproduzem uma paisagem fictícia construída a partir da liberdade poética do artista. No caso de Brasília, a leitura futurística é inevitável. A observação minuciosa é um dos instrumentos do fotógrafo. Ele garante que, hoje, conhece cada canto e cada detalhe de edifícios como o Itamaraty, o Palácio da Alvorada, o Ministério da Justiça e a Catedral Metropolitana. É necessário para fazer o que Rauzier chama de hiperfotografia.

O termo já foi alvo de polêmica. Apareceu pela primeira vez em uma descrição do trabalho do fotógrafo na Wikipédia. ;Disseram que eu tinha inventado a hiperfotografia;, conta. ;Porém aí disseram que é mais uma fotografia de mosaicos. Mas no início, foi simplesmente porque eu queria fazer pintura hiper-realista, ficava fascinado como os hiper-realistas ficavam tanto tempo em um detalhe;. É uma espécie de obsessão, ele reconhece, mas também uma forma de pintar. ;Graças a essa técnica, eu reencontrei a lentidão da pintura;, explica. Um primeiro momento do trabalho pode parecer bem distante da lentidão ; e as disparadas de cliques realmente estão longe do enquadramento muito planejado ;, mas a organização do quebra-cabeça leva um tempo para se instalar na cabeça do fotógrafo.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação