Diversão e Arte

Exposição mostra a influência nova-iorquina nas histórias em quadrinhos

O New York Historical Society Museum and Library revela as cenas icônicas de personagens como Superman e Batman

Elizeu Chaves Júnior Especial para o Correio
postado em 20/04/2016 06:50
O Batmóvel da mítica Gotham City, codinome de Nova York

Nova York ; Poucas pessoas sabem, mas o New York Historical Society Museum and Library, nem sempre incluído nos principais roteiros brasileiros de visita à cidade, é o museu mais antigo de Nova York e uma atração imperdível. Próximo ao Museu de História Natural, um ponto de encontro comum de turistas, o Historical Society Museum, fundado em 1804, tem um acervo imenso com mais de 1,6 milhão de itens que inclui esculturas, pinturas, gravuras, livros e mobília, sobretudo americanos, incluindo obras oriundas do Vale do Rio Hudson e uma das maiores coleções de peças de Tiffany do mundo.

Além disso, o museu abriga diferentes exposições ao longo do ano, tendo adquirido recentemente uma das maiores obras de Picasso nos Estados Unidos ; Le Tricorne, um mural encomendado em 1919 para compor o espetáculo de mesmo nome para a Companhia de Ballet Russes, uma das maiores companhias de dança do século 20.

É revelador que recentemente esse mesmo museu tenha apresentado, em companhia tão prestigiosa como a do célebre artista espanhol, uma exposição sobre a história dos super-heróis em Gotham ; um dos codinomes de Nova York ; justamente em uma época em que esses personagens têm ganhado sucessivas versões para o cinema e a televisão, ainda que nem todas bem-sucedidas. A produção Batman vs Superman: A origem da Justiça, carregada de uma cisão entre público e crítica, é o exemplo mais recente de como os heróis continuam presentes no imaginário, popular, principalmente (mas não apenas) entre os mais jovens.

A exposição mostrou que as primeiras histórias dos denominados ;super-heróis; se passaram em Nova York, apresentando um acervo raro com uma série de ilustrações originais em publicações clássicas, retratando como cada personagem representa, em sua concepção, um conjunto de valores, anseios coletivos, temáticas e imperfeições típicas de um período social.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação