Diversão e Arte

Dança famosa em todo o mundo, Bolero de Ravel passa ao domínio público

Na França, os direitos autorais do famoso bolero foram protegidos durante 70 anos, a partir de 1938, ano seguinte à morte de Maurice Ravel

Agência France-Presse
postado em 02/05/2016 09:14
Dançarinos do Bolero Ballet: homenagem a Maurice Ravel

Paris, França - O famoso Bolero de Ravel, uma das obras musicais mais interpretadas no mundo, passou no domingo (1;/5) ao domínio público, sem direitos autorais, 88 anos depois da estreia na Ópera de Paris. "Costumamos dizer que uma execução do Bolero começa a cada 10 minutos no mundo. Como a obra dura 17 minutos, podemos dizer que a obra é interpretada a todo momento em alguma parte", explica à AFP Laurent Petitgirard, compositor e presidente da Sociedade Francesa de Autores, Compositores e Editores de Música (Sacem).

Na França, os direitos autorais do famoso bolero foram protegidos durante 70 anos, a partir de 1938, ano seguinte à morte de Maurice Ravel. Levando em consideração que são adicionados oito anos para compensar os períodos das duas guerras mundiais, em 1; de maio de 2016 a famosa melodia passou ao domínio público.



Inspirado em uma dança espanhola e caracterizado por um ritmo repetitivo, um crescendo, Ravel compôs a obra em 1928 e a estreia aconteceu em 22 de novembro do mesmo ano na ópera Garnier de Paris. A princípio era uma obra para balé, encomendada pela bailarina russa Ida Rubinstein, amiga e mecenas de Ravel. Depois da estreia, o Bolero foi aplaudido pela crítica e rapidamente se tornou um sucesso planetário.

A obra foi editada pela primeira vez em 1929 pela empresa e sua primeira interpretação em concerto aconteceu na Sala Gaveau, em Paris, em 11 de janeiro de 1930.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação