Diversão e Arte

Projeto OsDramátikos aposta em atmosfera intimista e espontânea

A proposta é compartilhar bons textos com a plateia

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 03/05/2016 07:30

A proposta é compartilhar bons textos com a plateia
Um momento para ler bons textos teatrais, conhecer novos autores e dramaturgos e usufruir a companhia dos amigos ao redor de um palco, tudo isso acompanhado por um bom vinho. É o que o projeto OsDramátikos leva aos palcos do teatro Goldoni quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Com o objetivo de criar uma atmosfera espontânea e propiciar um bom momento de leitura coletiva, ;algo que muitas vezes se perde com a falta de tempo diária;, o grupo formado por Abaetê Queiroz, Bárbara Gontijo, Edu Moraes, Juliana Drummond, Leo Gomes e Márcio Minervino se reúne no teatro para imprimir dramaticidade às palavras de autores conhecidos, textos clássicos e obras dos mais diversos gêneros.

Os textos que serão lidos pelo grupo, sempre acompanhados por música ao vivo, chegam aos atores por meio de sugestões do próprio público. Ao fim de cada apresentação os artistas passam dois chapéus: um para contribuição financeira espontânea (que vai garantir o vinho das próximas sessões) e outro para receber sugestões de obras de interesse dos frequentadores. ;A gente tenta escolher os textos priorizando a diversidade. Em uma semana apresentamos um musical; na outra, uma obra de teatro do absurdo, e assim vai. Gostamos de compartilhar com o público textos de diferentes autores e gêneros;, conta Abaetê Queiroz, um dos integrantes do projeto.

A proposta é compartilhar bons textos com a plateia


Além das leituras e do vinho, o público pode sempre contar com uma boa trilha sonora. ;Em geral, a gente sempre canta ao vivo, temos dois ótimos cantores no grupo e um musicista. Não é um grande musical e uma megaprodução, mas priorizamos levar música ao vivo. O próximo será Orfeu, a pedidos do público, que tem muita música bonita;, afirma o ator.

Os textos são estudados entre o intervalo de uma semana e outra de apresentação e a ideia principal da proposta criada pelo grupo é levar algo gratuito e de qualidade para os brasilienses que querem aproveitar uma noite no teatro. As obras são, em geral, lidas na íntegra, mas quando o texto é muito grande os atores fazem alguns cortes e adaptações para otimizar o tempo compartilhado com o público. ;A receptividade tem sido muito boa e a casa está sempre cheia. No início, notamos um público já cativo, mas agora percebemos que os rostos estão variando bastante, estamos notando um rodízio de público, o que é muito bom;, declara Abaetê.

Bárbara Gontijo é uma das atrizes do projeto e conta que, mesmo que o trabalho seja feito com textos em mãos, na hora da interpretação os atores buscam se aproximar ao máximo da encenação teatral. ;Usamos elementos cênicos e trabalhamos minimamente voz e corpo para os personagens de cada obra. Por isso, as leituras são sempre muito divertidas e descontraídas. Isso também se deve, é claro, à sintonia maravilhosa que temos dentro do grupo;, conta a atriz. Para o grupo, a experiência das leituras tem sido surpreendente, principalmente pela presença de um público fiel, que frequenta as apresentações e não deixa de sugerir novas obras a serem lidas.

A proposta é compartilhar bons textos com a plateia

Serviço
Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes
Hoje, às 20h, no Teatro Goldoni. Duração: 1h10. A entrada é franca e a classificação indicativa livre. Será oferecido vinho durante a leitura.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação