Diversão e Arte

Comediantes famosos nos EUA fazem sucesso ao investirem em literatura

Conheça os livros de romance de Simon Rich e Aziz Ansari

Adriana Izel
postado em 03/05/2016 07:32
Vivência pessoal do humorista Aziz Ansari se tornou mote para a obra Romance moderno
Uma vez o comediante Aziz Ansari conheceu uma mulher. Eles tiveram uma noite interessante, e ele decidiu mandar uma mensagem para continuar com o relacionamento. Ela não respondeu e, consequentemente, o caso não vingou. Ansari não entendeu o que aconteceu e decidiu transformar a frustração em tema para um dos seus shows de stand up. A temática fez sucesso. ;Consegui fazer o pessoal rir, mas foi um pouco mais do que isso: era como se a plateia e eu tivéssemos nos conectado num nível mais profundo. Em algum momento da vida, todos os homens e todas as mulheres ali tinham se deparado com a sua própria Tanya (nome fictício que Ansari deu para a mulher que nunca o respondeu);, conta no prólogo do livro Romance moderno: Uma investigação sobre relacionamentos na era digital, que acaba de ser lançado no Brasil.

A partir daí, o americano, que é mais conhecido por shows de stand ups e por ser o protagonista da série de humor Master of none (Netflix), ficou com várias questões na cabeça, como ;por que é tão difícil fazer algo que sempre foi feito com bastante eficiência antes: encontrar uma pessoa?; A dúvida fez com que Aziz Ansari finalmente decidisse escrever o primeiro livro, após muitos convites de diferentes editoras. E o tema, claro, foi o amor, em vez da comédia.

Em Romance moderno, Aziz conta com a ajuda do professor de sociologia da New York Society, Erick Klinenberg, para destrinchar em 286 páginas teorias sobre como são os relacionamentos nos dias de hoje, principalmente, sob a influência da internet. Ele começou a notar que os relacionamentos começaram a ser tornar algo mais complexo com o passar dos anos. Se antes a busca era baseada em qualidades do parceiro, agora era o momento da procura pela alma gêmea. ;Há uma mudança fundamental em como se vê o casamento e o que se procura nos parceiros;, analisa. O livro é uma reunião de uma pesquisa que passou por Nova York, Los Angeles, Kansas, Nova York, Buenos Aires, Tóquio, Paris e Catar, com o mesmo toque leve do lado comediante do ator.

Visão mais positiva

O escritor e produtor Simon Rich, ex-roteirista do Saturday night live, também se tornou conhecido pelo envolvimento com o humor, o que ele não perdeu no livro A última namorada na face da Terra, que chegou neste ano ao Brasil, apesar de ter sido publicado em 2013 nos Estados Unidos e ser o sexto de uma lista de sete escritos por Rich.

Na obra, o norte-americano quis mostrar o lado engraçado dos relacionamentos, apesar das dificuldades. O livro é dividido em três seções? Garoto conhece garota, Garoto conquista garota e Garoto perde garota, em uma coletânea com pequenos contos. O livro fez tanto sucesso nos EUA que se transformou em uma série televisiva, intitulada Jovem solteiro à procura, que foi exibida no ano passado no canal FX. Na produção, Josh Greenberg (Jay Baruchel) é um rapaz determinado a engatar um namoro sério com alguém.

Romance moderno: Uma investigação sobre relacionamentos na era digital
De Aziz Ansari com Eric Klinenberg. Tradução: Christian Schwartz. Editora Paralela, 286 páginas. Preço médio: R$ 35,90.

A última namorada na face da Terra ; E outras histórias de amor

De Simon Rich. Tradução: Joana Faro. Editora Record, 272 páginas. Preço médio: R$ 29,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação