Diversão e Arte

Em Brasília, edição do Anima Mundi terá 30 filmes, a partir de hoje

Na 24ª festa da animação, a capital recebe versão itinerante exibida na Caixa Cultural

Alexandre de Paula
postado em 26/05/2016 07:31

Na 24ª festa da animação, a capital recebe versão itinerante exibida na Caixa Cultural

Esqueça a ideia de que só crianças gostam de animação e prepare-se para assistir a filmes feitos das maneiras mais improváveis (usando macarrão, por exemplo). Isso porque o principal evento da animação brasileira chega a Brasília hoje. Na 24; edição, o Festival Internacional de Animação do Brasil (Anima Mundi), que existe desde 1993 no Rio de Janeiro, traz sua versão itinerante para a Caixa Cultural e permanece até domingo na cidade.

Apontado por grande parte dos animadores brasileiros como um dos principais motivos para o crescimento do mercado de animação no Brasil, o Anima Mundi exibe em Brasília 30 filmes que se destacaram nas últimas edições completas do Festival, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além disso, oficinas de Stop Motion fazem parte da programação do evento.

;A animação tem tanta diversidade, tantos formatos diferentes... Com essa proposta, as pessoas estão tendo a possibilidade de conhecer muito mais;, acredita o diretor e curador do Anima Mundi, Marco Magalhães. ;O festival é muito importante porque é uma seleção que já tem curadoria, que junta diferentes filmes e mostra o que está acontecendo no mercado brasileiro;, completa.

A seleção dos filmes se pautou na representatividade que alcançaram tanto no Anima Mundi quanto em outros festivais mundo afora, conta Magalhães. ;Pensamos em tema, técnica, diversidade, são produções bem diferentes, é uma mostra bem ampla;, comenta. O curador destaca algumas, entre as trinta produções, para quem tiver dúvidas sobre o que escolher para assistir. ;A história de um urso, filme chileno que ganhou Oscar de melhor curta de animação. Guida, da Rosana Urbes, que é um filme muito vitorioso em festivais. Noodle fish, filme feito com macarrão, da Coreia do Sul, bem interessante em termos de técnica;, indica o diretor.

Anima Mundi - Mostra itinerante de animação
De hoje a domingo. Sessão de abertura hoje às 19h30. Nos outros dias, sessões sempre às 15h, 17h e 19h30. Centro Cultural da Caixa (SBS, quadra 4, lotes 3/4). Entrada gratuita.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação