Diversão e Arte

Confira a entrevista com Rainer Cadete

O ator criado em Samambaia desponta como uma das revelações da televisão e do teatro nacional

postado em 28/05/2016 07:08

O ator criado em Samambaia desponta como uma das revelações da televisão e do teatro nacional

Embora tenha nascido na Asa Norte, foi em Samambaia Norte que o ator brasiliense Rainer Cadete brincou durante a infância. Hoje, a família mora no Guará. Entre idas e vindas da escola, no Plano Piloto, um endereço da Asa Sul se tornou sagrado para o artista: o Espaço Cultural Renato Russo. Ali, ele começou a trilhar a trajetória que o levaria a papéis de destaque em Verdades secretas e, atualmente, em Êta mundo bom, da TV Globo.

No espaço da 508 Sul, Rainer esbarrou com a oficina de teatro da experiente atriz e professora Adriana Lodi, responsável pela formação de tantos talentos do Distrito Federal em artes cênicas. Naquele lugar, hoje fechado, ele criou intimidade com o ofício e se descobriu intérprete. Passou a viver em virtude dos palcos, muito embora já fosse íntimo da expressão artística ; Rainer dançava e cantava, e chegou a performar em igrejas evangélicas.

Apesar da repercussão nacional em virtude das aparições na tevê e da visibilidade alcançada após se mudar para a capital carioca, foi em Brasília que o ator amadureceu e se firmou, principalmente por meio de espetáculos teatrais. Por aqui, ele também desenvolveu trabalhos de destaque na formação de público, a exemplo do projeto em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes que ele carregou pelas cidades do DF em 2014. Entre as iniciativas do projeto, por exemplo, estava a peça Nós, dirigida pelos Irmãos Guimarães.

Focado no personagem de Êta mundo bom, Rainer não deixa de ler espetáculos, sempre em busca da próxima empreitada. O que nunca falta também são visitas a Brasília, onde ele se realimenta artisticamente, encontra os amigos e mata as saudades do filho Pietro. Em entrevista ao Correio, ele relembrou os primeiros passos em terras candangas e falou sobre o que lhe provoca no insano cotidiano da atuação.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação