Diversão e Arte

'Grace and Frankie' se une a filmes que apresentam dramas sobre a velhice

A terceira idade vira protagonista em produções atuais do cinema e da tevê

postado em 31/05/2016 07:33

Jane Fonda e Lily Tomlin na série Grace and Frankie: duas mulheres surpreendidas pelo divórcio

Foi-se o tempo em que personagens da terceira idade eram meros coadjuvantes que serviam apenas como conselheiros dos jovens protagonistas. Uma nova forma de representar a velhice surge, mostrando que a chamada terceira idade lida também com dramas como sexualidade, planos para o futuro e romances.

O sucesso da comédia dramática original do Netflix Grace and Frankie representa bem a nova tendência. Protagonizada por Jane Fonda (78) e Lily Tomlin (76), a história gira em torno de duas mulheres, já em idade avançada, que são surpreendidas por um pedido de divórcio duplo. Seus maridos revelam que são amantes (há cerca de 20 anos) e finalmente decidiram se casar.

Abaladas com a notícia, as protagonistas que são completamente diferentes, Grace é uma mulher cosmopolita e fina enquanto Frankie é uma verdadeira hippie, precisam aprender a lidar uma com a outra e novamente com a vida de solteiras. Temas como homossexualidade, racismo, vida sexual, romance e amizade na terceira idade são trabalhados na série em seus episódios de 30 minutos.

Para o estudante de comunicação e fã da série, Diego Alves, o grande trunfo de Grace and Frankie é mostrar as várias facetas da terceira idade. ;O público está cansado de ver velhos como doentes ou apenas no batido papel de vovó. A série mostra duas senhoras que transam, falam de sexo naturalmente e vivem conflitos reais, como qualquer outro ser humano;, explica.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação