Diversão e Arte

Salvador recebe da Unesco título de Cidade da Música

O título havia sido anunciado em 2015 e foi entregue oficialmente ao prefeito ACM Neto

postado em 02/06/2016 09:02
O título havia sido anunciado em 2015 e foi entregue oficialmente ao prefeito ACM Neto
A capital da Bahia, Salvador, recebeu nesta quarta-feira (1;), o título oficial de Cidade da Música, da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na sede da prefeitura da cidade, no bairro do Comércio, o título ; que já havia sido anunciado no fim de 2015 ; foi entregue oficialmente ao prefeito ACM Neto. Com isso, Salvador se torna a primeira cidade brasileira a se enquadrar na categoria Música, Rede da Unesco.
A coordenadora do setor de Cultura da representação da Unesco Brasil, Patrícia Braz, ressaltou que a medida significa, além de tudo, atribuir responsabilidades à cidade de Salvador.
;A Rede de Cidades Criativas é um programa relativamente novo da Unesco que busca, por meio da cultura, estimular ações aos governos locais, para colocar a cultura como estratégia de desenvolvimento local. Não apenas como estratégia de desenvolvimento econômico, mas que tenha efeitos práticos para a sociedade. É um conjunto com sete categorias e o programa parte do compromisso do governo local, de apresentar um programa de trabalho, que demonstra sua capacidade de executá-lo em benefício da sociedade;, disse Patrícia, que entregou ao prefeito o documento que oficializa o título.
;Falando da música, os desafios que se impõem são inúmeros. Primeiro, entender o impacto da cadeia da música na economia local; segundo, entender e direcionar como o governo local vai estimular o fortalecimento dessa cadeia e, terceiro, como a prefeitura se compromete com a interação entre a cultura e a educação;, completou a coordenadora.
Participaram da cerimônia artistas, músicos locais e de repercussão nacional como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ricardo Chaves e Paulinho Boca de Cantor (integrante do grupo Novos Baianos), Jerônimo e membros da banda afro de mulheres Didá.

;Quero prestigiar a todos os músicos presentes e quero parabenizar a todos os envolvidos pela iniciativa, é bom que [se] mensure essa indústria [da música], para mostrarmos o que a gente tem feito. Num momento tão crucial na cultura do Brasil, é muito importante esse título para nós, para a gente ocupar as ruas, o país, e estar falando da essência do que somos como gente e como povo;, declarou Daniela Mercury após cantar um trecho de Cidade da Música, que ela mesma compôs no início do ano, em homenagem ao título.
O secretário de Educação do município, Jorge Khoury, explicou que a candidatura de Salvador para o título foi proposta em parceria com o Escritório Salvador Cidade Global e a prefeitura, que decidiu inscrever a capital baiana na categoria Música, uma das sete categorias da Rede de Cidades Criativas da Unesco.
;Foi um trabalho durante o período de julho a dezembro do ano passado, fazendo chegar à Unesco as informações com relação ao trabalho que nós fazemos em Salvador e à visão da música como instrumento importante de inclusão social e como um equipamento importante no desenvolvimento de um povo;, afirmou o secretário.
;Esse título traz visibilidade, mais compromisso de representar cada vez melhor esse título, que é uma conquista justa, já que o povo soteropolitano e baiano contribuiu tanto para a música popular brasileira. Além disso tem a economia. A indústria da música gera renda na nossa terra, é uma conquista importantíssima, que levanta ainda mais a nossa autoestima, como artistas baianos;, comentou a cantora Margareth Menezes, após a cerimônia.
De acordo com a prefeitura, Salvador é a primeiro município brasileiro a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, no segmento musical, ao lado de cidades como Bogotá (Colômbia), Bologna (Itália), Brazzaville (República do Congo) e Hannover (Alemanha).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação