Diversão e Arte

Seriado Chaves estreou há 45 anos: veja mitos e verdades sobre o programa

Humorístico mexicano com os personagens Chavez, Quico, Chiquinha, Seu Madruga e Sr Barriga faz sucesso com público de todas as idades

Diário de Pernambuco
postado em 20/06/2016 18:34

Humorístico mexicano com os personagens Chavez, Quico, Chiquinha, Seu Madruga e Sr Barriga faz sucesso com público de todas as idades

O seriado Chaves completa, nesta segunda-feira (20/6), 45 anos de exibição. Com título original El Chavo del ocho, o humorístico mexicano foi criado por Roberto Bolaños e até hoje faz sucesso com público de todas as idades.

A repercussão do seriado foi tamanha que ele passou a ser transmitido para vários países da America Latina. No Brasil, Chaves estreou em agosto de 1984 no SBT e poucas vezes ficou fora da grade da emissora.

Para celebrar a data, o Viver preparou homenagem ao seriado que marcou gerações. Veja oito "lendas" que foram contadas sobre o programa ao longo dos anos, seja na ficção ou na vida real, e descubra quais delas são mito ou verdade.

Mito ou verdade?

1. Todos os atores do elenco morreram em um acidente de avião.
Mito

Roberto Gómez Bolaños (Chaves) morreu em novembro de 2014, Ramón Valdez (Seu Madruga) em agosto de 1988, Angelines Fernández (Bruxa do 71) em março de 1994, Raul Padilha (Jaiminho) em fevereiro de 1994, Horácio Gómez Bolaños (Godinez) em novembro de 1999 e Rubén Aguirre Fuentes (professor Girafales) na última sexta-feira, dia 17 de junho. Todos por problemas de saúde. Carlos Villagrán (Quico), Florinda Meza (Dona Florinda), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Edgar Vivar (Seu Barriga) continuam vivos.

2. Dona Florinha era casada com Chaves.

Verdade

Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños se casaram no dia 19 de novembro de 2004, oficializando uma união que já existia e que, até a morte de Bolaños, durou 37 anos.

3. Quico já namorou Dona Florinda.
Verdade

O relacionamento entre Florinda Meza e Carlos Villagrán aconteceu na década de 1960, antes de Meza conhecer Roberto Gómez Bolaños.

4. No fim do seriado, foi descoberto que Chaves morava em uma mansão, que tinha um acesso pelo barril.
Mito

Não houve um episódio de encerramento de Chaves. E o Chaves do oito sempre foi pobre.

5. Seu Madruga era o pai de Chaves.
Mito

Nunca houve um episódio que sugerisse isso. Seu Madruga era, sim, o morador da vila que mais se sensibilizava com a pobreza do Chaves. Só isso.

6. Chaves morava dentro do barril.
Mito

Existe um episódio em que o Chaves diz que, na verdade, mora na casa de número 8, e não dentro do barril. Quando Chaves estava restes a revelar com quem ele morava na casa de número 8, alguém o interrompe e ele não completa a frase.

7. Seu Barriga pagava aluguel ao Seu Madruga.

Verdade

Na vida real, Ramón Valdez chegou a alugar um apartamento para Edgar Vivar. Os dois eram grandes amigos.

8. A bruxa do 71 era bonita.

Verdade

Não no seriado, mas na vida real. Pelo menos, um dia ela já foi bonita. Chegou a ser considerada uma das mulheres mais bonitas do México, apesar de ter nascido na Espanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação