Diversão e Arte

Gaudí, que completaria aniversário hoje, ainda é referência nas artes

Reveja as principais obras do catalão que revolucionou a arquitetura mundial

postado em 25/06/2016 06:02

Curvas do Parque Güell: considerado patrimônio mundial pela UNESCO

As formas tortuosas e o mosaico de cores primárias registraram as obras do catalão Antoni Gaudí, cuja trágica morte completou 90 anos neste mês e foi marcada por um atropelamento de trem em meio à cidade que ajudou a consagrar. Considerado um dos grandes mestres da arquitetura que marcou a transição entre o final do século 19 e início do século 20, o artista imprimiu em suas criações traços ousados repletos de personalidade tendo um endereço como palco principal: a icônica Barcelona, que contribui para que a Espanha ocupasse o quarto lugar entre os países mais visitados do mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Sete obras do gênio da arquitetura são consideradas Patrimônio Mundial da Unesco, entre elas a Casa Batlló, o Parque Güell, e a gótica catedral Sagrada Família. O nascimento do artista, em 25 de junho de 1852, marcou um dos nomes mais inovadores da arquitetura que influenciaram gerações.

Obras famosas de Gaudí receberam reconhecimento pela beleza e criatividade de composição: caso do Parque Güell, do Palácio Güell e da Casa Milà, verdadeiros cartões-postais da cidade catalã. ;Gaudí não deve ser celebrado apenas pelas obras que ele assina, mas também pela atitude diante da vida. Ele não descansou enquanto não expressou o que existia de mais profundo em seus sentimentos e não tinha medo de ser expressivo;, destaca o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Frederico Flosculo.

Considerado o gênio do concreto armado revestido com pedras, Gaudí inspirou-se na escola gótica de arquitetura e se transformou em um dos marcos de uma nova maneira de pensar a arquitetura. As impressionantes esculturas eram usadas em grandes igrejas com um objetivo que ia além do embelezamento: contar histórias de trechos bíblicos. ;Assim como nas esculturas góticas, a arquitetura escultural de Gaudí não deixava ninguém indiferente a elas. Ele criou uma arquitetura com ambiências teatrais e refez totalmente a cena desse ofício e a relação das pessoas que moravam ou visitavam as edificações;, analisa Flosculo.

Inovação

A utilização de diferentes materiais foi outro elemento que trouxe autenticidade ao legado de Gaudí. O recorte de mosaicos e as linhas curvilíneas demonstraram ao mundo a preocupação com elementos fantásticos. ;Seu estilo único que se sobressaiu aos movimentos artísticos os quais ele participou. Ele inaugurou uma estética realmente inovadora em relação à fantasia e a um universo de sonhos. Uma experiência fantástica que dá acesso praticamente a uma outra dimensão;, avalia o artista plástico brasiliense Taigo Meireles.

Gaudí enxergou na iminência da Primeira Guerra Mundial uma necessidade de expressão, assim como outros artistas de sua geração, que buscavam nas obras uma certa rejeição à industrialização. ;É um trabalho que busca um viés exótico, uma característica comum de artistas do fim do século 19. Essa geração estava sendo atropelada pela revolução científica e tecnológica. Gaudí é um ponto alto da busca de um mundo alternativo a esse desenvolvimento industrial;, ressalta o artista em entrevista ao Correio.

Confira entrevista com Pilar Delgado, do museu Casa Batlló, de Barcelona

Quais são as particularidades da Casa Batlló em comparação a outras obras arquitetônicas de Gaudí?

A Casa Batlló é a obra mais completa de Gaudí. Ela foi realizada na fase mais amadurecida de sua trajetória arquitetônica e apresenta elementos encontrados em outras obras. Podemos destacar a liberdade que o senhor Batlló lhe deu para construir essa casa, junto com a incrível imaginação de Gaudí, que permitiu criar essa obra de arte que não deixa de surpreender por sua magia, formas e seu extraordinário sistema de iluminação e ventilação. Quando ela foi construída, muitas pessoas a classificaram como indescritível e ainda hoje ela deixa sem palavras as pessoas que se aproximam para contemplar a fachada.

O trabalho em mobiliário feito por Gaudí é menos conhecido que outros exemplares do artista. Existe algum projeto específico do museu para difundir essa vertente?

Temos no segundo andar do edifício um mostruário das cadeiras mais destacadas. No vídeo de guiagem do museu também é revelado como era a Casa Batlló com o mobiliário, para que as pessoa vejam a disposição original dos móveis. De uma maneira geral, é possível destacar o conceito de ergonomia que Gaudí apresentada no início do século 20, inclusive ao fazer cadeiras específicas para cada sexo.

Quando começaram as visitas teatralizadas na Casa Batlló ?

As visitas teatralizadas passaram por duas etapas: a primeira, onde se oferecia uma visita especial para agências e operadoras de turismo que contratavam o serviço, que não tinha uma periodicidade definida para acontecer. Na etapa atual, essas visitas seguem um método mais aberto que tem atraído famílias a descobrirem o segredo dessa joia modernista de Gaudí.

Existe um aumento de brasileiros que visitam o museu?

O Brasil ocupa o 10; lugar no ranking de países que visitam a Casa Batlló. No ano passado, recebemos mais 900 pessoas em comparação a 2015, totalizando 24.541 brasileiros.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação