Diversão e Arte

Thalita Rebouças chega ao 21º livro da carreira e se lança como atriz

A escritora assume um novo desafio na carreira. Agora, ela também atuará como atriz na websérie 'Absurdices'

Adriana Izel
postado em 27/06/2016 07:38
A escritora assume um novo desafio na carreira. Agora, ela também atuará como atriz na websérie 'Absurdices'
A carioca Thalita Rebouças não fazia ideia de como sua vida mudaria quando trocou a profissão de jornalista pela de escritora. A autora se tornou referência na literatura infantojuvenil brasileira. Hoje, ela detém um dos maiores números de venda no mercado: um total de 2 milhões de exemplares, com 21 livros lançados. Sua primeira obra foi Traição entre amigas (2000), um romance sobre uma amiga que fica com o namorado da outra, e a mais recente é Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática (2016), narrado por uma jovem que sofreu bullying.

Essa é a primeira vez que a escritora resolveu tratar de um tema tão sensível. ;Não sei escrever sem humor e esse é um assunto muito delicado. Precisei de 15 anos para me sentir madura o suficiente para falar desse tema e, especialmente, sem abrir mão do humor, para não parecer que não era eu que estava escrevendo;, explica. Thalita conta que tem recebido uma ótima repercussão: ;As pessoas estão se identificando. Fico feliz em saber disso;.
A partir de hoje, Thalita assume um novo desafio na carreira. Agora, ela também atuará como atriz na websérie Absurdices, que estreia hoje no Gshow, plataforma digital da Globo. A primeira temporada contará com cinco capítulos, que serão disponibilizados sempre às segundas.

O seriado, com direção e roteiro de Pablo Uranga (e participação de Thalita nos roteiros), acompanhará a escritora relembrando em formato ficcional situações engraçadas, inusitadas e embaraçosas que ela passou ao longo da carreira com seus admiradores. ;Já vivi muitas coisas com os meus leitores. Eles se sentem muito próximos de mim e isso cria situações embaraçosas, que são retratadas na série;, revela. O primeiro episódio, por exemplo, se chama Xaveco de pai e mostra Thalita, dando vida a ela mesma, sendo abordada por Mariah, vivida pela atriz Klara Castanho, que está acompanhada do pai (Mouhamed Harfouch), em uma livraria. Enquanto a garota aguarda por um autógrafo, a escritora é cantada pelo pai da jovem. O segundo capítulo, que também estará disponível hoje, Thalita é abordada por uma fã que sugere novos e esquisitos enredos para os próximos livros da escritora.

; Três perguntas // Thalita Rebouças

Na websérie Absurdices, vocês pretendem atingir o público infantojuvenil?
Acho que a série tem como objetivo transformar o que eu sou nos livros em audiovisual. Não tem idade para ler meus livros, basta gostar de rir e de se divertir. A séria é a mesma coisa. Acho que é uma série que vai pegar tanto os leitores como quem não me conhece, os pais...

Você participará da concepção das adaptações dos seus livros para o cinema?
Em A fada eu não fiz nada. Fiquei bem distante. Já em Tudo por um popstar, eles querem que eu fique perto do roteiro. O que me faz feliz. Acho que vai ser bom e respeitará os leitores. Esse livro saiu em 2003 e quero seja uma adaptação linda, como foi o musical. Estou feliz de lidar com essa panorama. Querem que eu seja como a J.K. Rowling, participe dos testes, da escolha do elenco. Cada trabalho é de um jeito. De qualquer maneira estou gostando do mercado ter aceitado produzir um filme nacional para adolescente.

Você pensa numa mensagem diferente quanto escreve para o público infantojuvenil?
Na verdade, eu gosto de propor mensagens. Nunca trago uma conclusão. Gosto de dar o anzol, mas nunca o peixe pescado. Quero que eles tirem suas próprias conclusões e sigam suas vidas.

; Absurdices
Estreia hoje no Gshow. Novos episódios sempre às segundas.

Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática
De Thalita Rebouças. Editora Arqueiro, 272 páginas. Preço: R$ 29,90.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação