Diversão e Arte

Gaitista Pablo Fagundes lança segundo disco individual

Considerado um virtuoso e professor da escola de choro, o músico faz leitura de ritmos brasileiros

Irlam Rocha Lima
postado em 29/06/2016 07:30

Pablo Fagundes lança disco em três shows no Clube do Choro

Pablo Fagundes está entre os músicos brasilienses que, mesmo tendo uma carreira internacional, opta por ter a cidade como base para o desenvolvimento do trabalho. Formado pela Escola de Música, o gaitista é professor da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, onde institui o curso do instrumento do qual é visto como um virtuoso.

O som que Pablo tira da harmônica de boca, está registrado em quatro discos: o CD solo Foles; e três gravados em duo com o violinista Ted Falcon (Transcontinental Music Express) e os violonistas Marcus Moraes e Bruno Yacalos. Agora ele chega ao quinto álbum, o segundo individual, intitulado De braços abertos, que será lançado com show de hoje a sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola.

Esse projeto reúne 11 faixas, sendo cinco ; Anta, Chega de gaita, Flauta pifada, Viva Dominguinhos e a que dá nome ao CD ; totalmente autorais. Duas, Vai que é nossa e Baião de dois com frango, foram compostas com Márcio Marinho, enquanto Beliscando o azulejo e A estrela e o homem, têm a assinatura do violonista Félix Júnior e o cavaquinista PedroVasconcellos, respectivamente. Há, ainda, um pot pourri que inclui Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu) e Flight of the Bumble Bee (Rimsky Korsakov).

;No De braços abertos, eu faço uma leitura própria de ritmos brasileiros, como choro, samba, maracatu e afoxé, na companhia de três grandes instrumentistas brasilienses: Félix Jr. (violão 7 cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão). Esse trabalho reflete a contemporaneidade da música feita hoje em Brasília, com a fusão de gêneros, melodias elaboradas e espaço para a improvisação;, destaca Pablo.

Pablo Fagundes


Show de lançamento do CD De braços abertos, de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola, no Espaço Culturaldo Choro (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação