Diversão e Arte

Antologia Psiu Poético promete contar a história do Psiu por meio de versos

A intervenção poética deu tão certo que o grupo decidiu criar um projeto a partir dela

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 29/06/2016 07:30
Aroldo Pereira, um dos criadores do salão nacional Psiu poético: participação de poetas de vários lugares

Legitimar a presença poética no cotidiano do brasileiro, promover vivências, experiências e trocas entre poetas e escritores de diversos cantos do país, além de celebrar a criação e a inspiração que surgem por meio da poesia. São essas algumas das possibilidades do salão nacional Psiu Poético, que comemora sua história de verso e rima com a antologia Trinta anos-luz. O lançamento do livro, que reúne poetas brasilienses e dos mais variados estados, ocorrerá hoje em Brasília.

A ideia é contar um pouco da trajetória do Psiu por meio dos versos presentes na antologia, todos feitos por autores que se relacionam com diferentes momentos da história do salão. Aroldo Pereira, um dos criadores do projeto, conta que o seu diferencial é ser um espaço aberto de experimentação, onde poetas consagrados, escritores inciantes, amantes da poesia e curiosos podem participar juntos. O salão lança uma nova antologia todos os anos, mas essa foi feita de maneira especial com a intenção de levar a história do Psiu para os seus admiradores e curiosos.

Aroldo Pereira lembra que as origens do Psiu Poético foram em Brasília e as ideias para o novo projeto vieram durante uma participação no Festival latino-americano e africano de arte e cultura (Flaac). ;A gente já desenvolvia alguns trabalhos poéticos, recitais em vários espaços (teatros, metrô de SP, praças). Tínhamos um grupo de teatro e literatura chamado Transa poética e naquela época ficamos em Brasília 15 dias. Depois, ocupamos os corredores da UnB com poemas de vários lugares da América latina;, afirma.

A intervenção poética deu tão certo que o grupo decidiu criar um projeto a partir dela, com exposições, debates e espetáculos que traziam a poesia como tema principal. Quando o grupo retornou para sua cidade de origem, Montes Claros, o projeto saiu do papel e surgiu o Psiu Poético. ;O nome vem da ideia de que a poesia chama. O primeiro salão foi em 1987 e desde então ele ocorre todos os anos, sempre na data de 4 a 12 de outubro;. Vale lembrar que 4 de outubro é dia municipal da poesia na cidade do Psiu.

Uma das características marcantes do salão é reunir poetas de diversos lugares, inclusive com participações de outros países, como Alemanha, Portugal, Argentina e Japão. ;Nós abrimos as portas e janelas para as pessoas que querem se aproximar dessa linguagem e da arte poética. É uma troca intensa que dura 9 dias, de manhã até a noite. Não temos um recorte acadêmico, nosso projeto é aberto para todos que se interessem;, explica Pereira. O projeto Psiu Circular, outra vertente do salão, é responsável por levar poesia para as escolas, possibilitando o contato poético desde a infância.


Lançamento da Antologia Psiu Poético
Trinta anos-luz na Livraria Sebinho (406 Norte), às 19h30 e palestra com Aroldo Pereira, no Beijódromo da UnB, às 14h30.

A matéria completa está disponível aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação