Diversão e Arte

Programação da Flip começa hoje com pequeno protesto político

Poeta leu versos de Michel Temer e disse que eram tão ruins quanto sua postura política

Nahima Maciel
postado em 30/06/2016 16:57
Este ano, a Flip recebe 39 autores


O primeiro dia de programação da Festa Literária Internacional de Paraty começou nesta quinta (30/06) com um pequeno protesto na Tenda dos Autores, na qual acontece a programação principal do evento. Antes de dar início às discussões sobre poesia na mesa A teus pés, a poeta Laura Liuzzi pediu licença para ler um poema. Ela só revelou o nome do autor ao final, quando disse que o poeta responsável pelos versos ruins que acabara de ler é o presidente em exercício, Michel Temer. A poeta fez a leitura para protestar e explicar que a qualidade ruim dos versos era proporcional à legitimidade dele como presidente.

Laura dividiu a mesa com as também poetas Marília Garcia e Annita Costa Malufe. As três são consideradas herdeiras de Ana Cristina César, a homenageada desta edição do evento. A Flip acontece em Paraty até domingo e reúne 39 autores brasileiros e estrangeiros para conversar sobre literatura e outros temas que vão da arquitetura e urbanismo à neurologia e o uso de drogas.

Uma das estrelas convidadas para este ano é a russa Svetlana Aleksiévitch, autora de Vozes de Tchernóbil - A história oral do desastre nuclear. No livro, a vencedora do Nobel de Literatura 2015 reúne depoimentos de sobreviventes da tragédia de Chernobil. Em 1986, a explosão de um reator na usina nuclear da cidade ucraniana espalhou radiatividade por toda a região a matou milhares de pessoas. Comovente e muito bem costurado, Vozes de Tchernóbil é um dos melhores lançamentos do mercado editorial no primeiro semestre. É, também, o primeiro livro da autora russa traduzido para o português. Ela conversa com o público no sábado, na Tenda dos Autores, na Flip.

Hoje, um dos destaques da Flip foi o encontro entre o jornalista birtânico Misha Glenny e o brasileiro Caco Barcellos. Glenny acaba de publicar o livro-reportagem O dono do morro - Um homem e a batalha pelo Rio, um perfil do traficante Nem, da Rocinha. Barcellos é autor de Abusado - O dono do morro Santa Marta, publicado em 2003. Para hoje, às 21h30, também está marcado o encontro entre o americano Bill Clegg e o escocês Irvine Welsh, autor de Trainspotting. Clegg é autor de dois livros de memórias sobre sua experiência com crack e cocaína e vem está na Flip para lançar o primeiro romance, Você já teve uma família?, finalista do Man Booker Prize.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação