Diversão e Arte

Artistas internacionais reclamam do Youtube ante Comissão Europeia

Assinaram a reclamação nomes como Elton John, David Guetta, Ed Sheeran, Coldplay, Sting e Robert Plant, do Led Zeppelin

postado em 01/07/2016 14:52
Artistas pediram que a Comissão Europeia revise o estatuto jurídico de plataformas de vídeos como o YouTube

Centenas de músicos de fama internacional, entre eles Lady Gaga e Paul McCartney, pediram que a Comissão Europeia revise o estatuto jurídico de plataformas de vídeos como o YouTube, acusadas de abusar de sua posição para não retribuir o suficiente aos artistas.

"O futuro (da indústria musical) está ameaçado por uma séria ;transferência de valor; provocada pelos serviços de hospedagem de conteúdo como o YouTube, que ficam com o valor criado pelos artistas de forma ilegal", afirma o texto enviado ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Também assinaram a reclamação nomes como Elton John, David Guetta, Ed Sheeran, Coldplay, Sting e Robert Plant, do Led Zeppelin.

[SAIBAMAIS]Segundo os cálculos do Snep, principal sindicato de produtores de discos na França, um vídeo em ;streaming; rende cerca de três vezes menos aos produtores do que um áudio gratuito no Deezer ou Spotify, e cinquenta vezes menos que um ;streaming; da áudio pago (através da assinatura desse tipo de site).

Os artistas consideram que as futuras discussões em nível europeu sobre os direitos autorais devem "corrigir esta importante distorção econômica", esclarecendo o estatuto jurídico das plataformas, acusadas de abusar de sua posição de ;hospedeiro;, o que evita que tenham de negociar os direitos de difusão, como fazem os sites de ;streaming;. Segundo o Snep, o YouTube consegue acordos com os produtores a preços artificialmente baixos.

Por sua parte, o YouTube se defendeu em uma declaração à revista especializada Billboard assegurando que uma "arrasadora maioria de empresas discográficas assinaram acordos que permitem a difusão de vídeos e a obtenção de rendas". "Hoje em dia, pagamos mais de 3 bilhões de dólares à indústria musical", assegura a plataforma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação