Diversão e Arte

Cinema nacional vai além das comédias e explora outros gêneros

Filmes como o terror 'O caseiro' e o suspense 'Mate-me por favor' são exemplos

Ricardo Daehn
postado em 04/07/2016 07:33

Cena de 'O caseiro': suspense psicológico que prende o público

"Zero humor, zero graça, zero palhaçada; são alguns dos ingredientes que se acomodam, na observação do ator Bruno Garcia, dentro da produção de O caseiro, estrelada por ele. Pode não parecer, mas trata-se de filme nacional, uma fita de suspense psicológico bem distante dos filões corriqueiros nas telonas brasileiras. De certo modo, o ator encarou um risco como produtor associado ao também estreante na direção de longa-metragem Julio Santi.

"É um filme (em cartaz na cidade) muito intenso e bem interessante. Achei moderno, e justo num gênero que é pouco feito no Brasil; apesar de muito popular no mundo inteiro, inclusive entre os brasileiros. Com O caseiro, o público pode me ver no cinema fazendo uma coisa completamente diferente", enfatiza o ator.

Em O caseiro, Bruno Garcia interpreta um professor de psicologia que associa visões de fantasmas a projeções psíquicas e a anomalias, tudo sem vínculo com o sobrenatural. Apesar do entusiasmo de ter "comprado" o projeto também como investidor e da previsão de estreia da fita também nos Estados Unidos, algo ;nunca feito antes;, os dados não foram os mais animadores. Metade das cópias do filme saíram de cartaz do país, em virtude da concorrência direta com os nacionais Porta dos Fundos ; Contrato vitalício, uma comédia promovida para as férias, e Mais forte que o mundo (noutro gênero raro, para o Brasil, de drama esportivo).

Prestígio em festivais no exterior podem ser outros trampolins estratégicos, no lançamento de gêneros menos comuns na cinematografia nacional, como o do suspense. Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira (leia entrevista), conquistou projeção graças à Mostra Horizontes do Festival de Veneza. O feito foi precedido pelo prestígio de ter participado de Cannes.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação