Diversão e Arte

'Baile Perfumado' é destaque no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O longa intitulado, dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira, foi um divisor de águas no cinema pernambucano

postado em 19/07/2016 11:46
O longa intitulado, dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira, foi um divisor de águas no cinema pernambucano

O longa-metragem Baile Perfumado, dos cineastas Paulo Caldas e Lírio Ferreira, será exibido no último dia durante a cerimônia de premiação do 49; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece no Cine Brasília (EQS 106/107 - Asa Sul) de 20 até 27 de setembro.

[SAIBAMAIS]O filme que foi um divisor de águas no cinema pernambucano, e marcou a retomada da atividade cinematográfica no estado após 20 anos de estagnação, saiu da 29; edição do evento, em 1996, como o grande vencedor, no qual ganhou o prêmio de Melhor Filme, melhor cenografia e melhor ator coadjuvante para o artista Aramis Trindade.

A obra narra a história do jovem inquieto libanês Benjamim Abrahão que, com apurado faro de comerciante, sai de sua terra, cruza o Atlântico, estabelecendo-se no Recife no final da primeira década do século 20. Como mascate ganha o sertão, chegando a Juazeiro do Norte, onde se torna o homem de confiança do Padre Cícero Romão Batista. Encarrega-se de intensificar o comércio religioso, no rastro da fama do padre. A partir de 1929, quando conhece Virgulino Ferreira, o Lampião, começa um relacionamento marcado pela emoção de registrar a vida no cangaço.

O festival realizado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, foi organizado pelo do crítico e professor de cinema, Sérgio Moriconi, professora de cinema da Universidade de Brasília, e pela professora Tânia Montoro, responsável pela organização dos seminários.

Acesse o site para saber mais sobre a programação do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação