Diversão e Arte

Luiz Gallina lança segundo livro inspirado em ciência milenar

A série de gravuras sobre os estágios da vida e da alma

Nahima Maciel
postado em 28/07/2016 07:03

O artista se encantou pela Tabula Smaragdina

Com âncora no estudo da alquimia e uma leitura que transporta essa filosofia milenar para a arte contemporânea, o artista plástico Luiz Gallina criou uma série de gravuras sobre os estágios da vida e da alma que agora ganham corpo em livro. Tabula smaragdina é fruto de pesquisa de uma década durante a qual o artista se embrenhou no estudo da alquimia. Ao beber nessa fonte milenar, Gallina se apropriou de uma coleção de ideias e símbolos místicos carregados de narrativa cheia de ocultismo e mistérios. Tabula smragdina é a versão em gravuras para o texto homônimo assinado pelo filósofo Hermes Trimegisto mais de mil anos antes da era cristã. O livro teria sido escrito com ponta de diamante sobre uma pedra de esmeralda e desvendaria o sentido da vida e da morte. Na versão de Gallina, o mistério tem contornos mais líricos e toma forma em gravuras nas quais o círculo tem presença constante.

Editado com tiragem de 2 mil exemplares, Tabula smaragdina é o segundo livro do artista sobre o tema e foi batizado de ;versão Solar; por ter como centro o Sol, um dos símbolos primários da alquimia. ;O Sol é o astro rei, é o movimento e tudo é movimento, nós estamos em movimento, então coloquei a ideia de uma rotação em uma das gravuras;, avisa o artista. Em 2013, ele publicou uma versão feita exclusivamente com gravuras em tiragens limitadas e dedicadas à versão lunar do trabalho. Agora, aproveitou para brincar com o formato e a disposição das obras, já que esse é um livro de reproduções e não de originais.

Além do livro, o artista apresenta também gravuras e desenhos de todas as séries que compõem a pesquisa. Gallina começou a estudar as práticas milenares da alquimia há mais de uma década. Morador de uma chácara próxima ao Lago Sul, transformou o cerrado em laboratório no qual aplicou uma filosofia milenar na tentativa de transformar elementos da natureza em imagens poéticas e carregadas de simbologia. A linguagem da alquimia não é simples e requer estudo, tempo e paciência. Muitas vezes, exige também um certo distanciamento, uma maneira de deixar amadurecer a reflexão para compreender o processo.

A ideia de transformação está na base dessa ciência milenar e cujo objetivo já foi transformar a matéria em ouro. Gallina chegou à Tabula smaragdina por acaso. ;Não fui eu que a escolhi, foi ela que me escolheu;, garante. Ele começou a fazer as primeiras gravuras quando era coordenador do ateliê de gravura do Instituto de Arte da Universidade de Brasília (UnB), do qual é professor. Quando chegou ao ateliê, se deparou com três prensas. Acostumado a fazer xilogravura, técnica que dispensa o aparelho de prensagem, ele começou a imaginar os usos possíveis para o equipamento e lembrou a fabricação de livros. Assim, decidiu investir em uma versão em gravura para o livro de Hermes Trimegisto.

Lançamento do livro Tabula Smaragdina
De Luiz Gallina. Editora UnB, 62 páginas. R$ 85. Lançamento hoje, às 18h, na Galeria Ponto (SCLN 710/711, Bl. D, lj 23). Visitação sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 14h às 18h.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação