Diversão e Arte

Concertos destacam a influência negra na música erudita brasileira

O Concerto Afro-Brasileiros tem entrada gratuita e acontece até sábado (31/7), acompanhado de discussões com artistas, acadêmicos e público presente sobre a música de inspiração africana

Agência Estado
postado em 28/07/2016 16:23
Os temas negros presentes na música erudita brasileira são o foco de um projeto da Caixa Cultural que começa nesta quinta-feira (28/7). O Concerto Afro-Brasileiros tem entrada gratuita e acontece até sábado (31/7), acompanhado sempre de uma discussão com artistas, acadêmicos e público presente sobre a música de inspiração africana.

[SAIBAMAIS]Na quinta-feira (28/7), e no sábado (30/7), se apresentam os músicos Fábio Caramuru, Daniel Murray e o trio Hércules Gomes, Leandro Cândido e Joelson Menezes. Eles vão tocar peças instrumentais de autores como Pixinguinha, Patápio Silva, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos e Carlos Gomes. O destaque é para a primeira dança negra do repertório pianístico brasileiro, A Cayumba (Dança dos negros), de Carlos Gomes, composta em 1857.


As cantoras Edna d;Oliveira e Edineia de Oliveira e os músicos Marco Bernardo e Patrícia Ribeiro se apresentam na sexta(29/7), e domingo (31/7), com as peças instrumentais e vocais de autores como Waldemar Henrique, Hekel Tavares, Ernâni Braga e Villa-Lobos. Na programação, está uma série de canções africanas, com destaque para Xangô, de Villa-Lobos, escrita em 1919.

Os ingressos de todos os concertos são distribuídos a partir das 9h da manhã do dia de cada apresentação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação