Diversão e Arte

Conheça Elis, a menina de 5 anos que roubou a cena dançando no Latinidades

A pequena participou dos shows de MC Soffia e do Dream Team do Passinho e ainda dançou com Tati Quebra Barraco em vídeo na web

Adriana Izel
postado em 01/08/2016 15:22
A pequena participou dos shows de MC Soffia e do Dream Team do Passinho e ainda dançou com Tati Quebra Barraco em vídeo na web
Uma menina de apenas 5 anos roubou a cena neste fim de semana durante o Festival Latinidades, evento que valoriza às mulheres negras afro-latinas-americanas com programação diversificada no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. Já não bastasse a fofura e o estilo da menina Elis Cantanhede, são os passos de dança e o estilo empoderado da garota que fazem todo mundo ficar louco com ela.

No fim de semana em Brasília, Elis MC, como é conhecida a garota, dançou Formation, de Beyoncé, durante o show de MC Soffia no palco instalado no museu, mandou muito bem no passinho na apresentação do grupo Dream Team do Passinho e antes havia aparecido em um vídeo dançando com Tati Quebra Barraco em um quarto de hotel na capital federal -- todos artistas que faziam parte da programação musical do festival.

[VIDEO2]
[VIDEO1]
Apesar da carioca Elis ter se tornado sucesso entre os brasilienses neste fim de semana, a garota já é destaque na internet há bastante tempo. Em sua página oficial do Facebook, ela tem mais de 11 mil curtidas e há alguns meses ela se tornou fenômeno ao aparecer em um vídeo dizendo ter orgulho de seu cabelo afro: "Não é peruca, esse é o meu cabelo". O vídeo fez tanto sucesso que ganhou um remix com a batida de Formation feito por um amigo da família. A versão da música é a faixa que Elis dança com Tati Quebra Barraco no vídeo gravado em Brasília durante o Latinidades.

[VIDEO3]
Tudo começou quando Elis tinha apenas 2 anos. A mãe Renata Morais, 31 anos, dona da marca de acessórios para crianças negras Lulu e Lili e responsável pelo baile Crespinhos SA (que teve uma edição domingo no Latinidades), conta que começou a levar a filha ao Baile Black Bom, realizado na Pedra do Sal (RJ), onde ela vendia produtos de sua marca. "Ela começou a ir com a gente. É uma baile bem familiar, começa às 17h e termina 0h. Ela ficava observando a galera dançando charme e hip-hop e começou a dançar. Ao mesmo tempo que tem essa influência, também tem o talento nato dela", explica a mãe ao Correio.

Desde então, Elis MC arrasa nos passinhos e suas coreografias, em sua maioria improvisadas, fazem bastante sucesso na internet. Há três meses para aprender mais sobre dança e ter disciplina, a pequena começou a fazer aula. "Colocamos para ela fazer parte de um grupo, aprender novos movimentos. Mas ela normalmente improvisa. No show com a MC Soffia mesmo ela não ensaiou. Foi tudo na improvisação", explica Renata.

[VIDEO5]
Elis MC faz parte do projeto social Rio H2K realizado no Viaduto de Madureira, dirigido pelos dançarinos Jeff Antonio e Luis Marques, em que aprende passos de todo tipo de dança, desde balé a passinho, estilo de dança característico da favela carioca.

"Eu sou preta"

O vídeo que viralizou de Elis foi gravado no dia seguinte de um baile na Praça Seca, no Rio de Janeiro. Segundo Renata Morais, a pequena havia ficado chateada após perguntarem se seu cabelo era peruca. Elis pediu para que a mãe gravasse seu relato em que diz ser preta e que nasceu assim: "Não é peruca, meu cabelo não é liso e eu sou preta".

[VIDEO4]
"Isso se tornou um hit dela. Nesse dia, Elis estava toda solta, brincando e ela não gostou do que falaram. No dia seguinte, nós conversamos e ela quis gravar o vídeo. Eu queria chorar na hora, mas continue gravando e depois resolvi postar na internet os primeiros minutos e viralizou. Ela participou de várias coisas por conta disso. A galera ficou chocada com a sinceridade dela. Mas ela é assim mesmo, ela cresceu em uma área afirmada. Ela sabe dizer o que gosta e que não gosta", completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação