Diversão e Arte

Cena Contemporânea amplia a ocupação cultural da cidade

Tradicional e aguardado festival contará com atrações nacionais e do exterior

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 23/08/2016 07:31

Espetáculo Fio a fio, de Giselle Rodrigues e Édi Oliveira

Considerado o maior festival de teatro do Centro-Oeste, o Cena Contemporânea ocupa a cidade em seus teatros (os poucos que ainda restam na capital federal), ruas e palcos não tradicionais no mês de agosto. Entre as apresentações que desembarcam na cidade estão grupos nacionais e do exterior, com destaque ainda para os representantes locais, que levam a cultura produzida em Brasília para um dos mais importantes eventos do gênero na região.

Em sua 17; edição, o Cena coloca em destaque importantes nomes do teatro e da dança brasiliense, além de estimular a produção local e promover uma intensa movimentação, com aprendizado e troca de experiências entre o público da cidade. As produções transitarão por diferentes espaços do DF, entre Plano Piloto, Ceilândia, Gama, Taguatinga, Varjão, Samambaia, Cidade Estrutural e o Museu Nacional. A ideia é promover a ocupação cultural da cidade.

No total, serão sete espetáculos internacionais, 14 nacionais e oito de Brasília, sendo que o preconceito contra mulheres e homossexuais dá o tom da reflexão de vários trabalhos. A maratona teatral já é tradição entre atores e estudantes de teatro da capital, que aproveitam os dias de movimentação para conhecer o maior número possível de dinâmicas e estilos de montagem. Entre as produções locais desta edição, estão A gruta da garganta, com Carlos Laredo; Carne e concreto ; uma instalação coreográfica, da Anti status quo companhia de dança; Fio a fio, com Giselle Rodrigues e Édi Oliveira; Ladrão de mim, com Lucianna Mauren; Para Mahal, do Coletivo Tombado; Segura, mamãe, com a Cia. da sorte; Um caminho para Sara, com Fernando Guimarães. Na comissão de curadores que selecionaram as produções da cidade deste ano estavam o ator Chico Sant;Anna; a professora Márcia Duarte; Samuel Araújo, ator e gerente do Teatro Sesc Paulo Autran (Taguatinga Norte); e o diretor e ator Similião Aurélio. Entre os nomes selecionados estão artistas conhecidos pelo público local, que representam uma mostra da atual safra do teatro brasiliense.

Liberdade

Entre os objetivos do Cena está a expansão de um teatro livre de convenções, que dialogue com a tecnologia, diferentes linguagens artísticas e com o próprio espaço da cidade. Além da criação local, o festival trará neste ano produções da Argentina, da Espanha, do Chile, de Portugal, do Uruguai e da França; além de companhias brasileiras do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Santa Catarina, do Ceará, de Goiás e do Paraná. Durante os dias de ocupação artística, o conhecido grupo brasiliense Teatro de Açúcar estreia a peça Naufragé (s), na Funarte, uma coprodução realizada pelo Cena Contemporânea e o Centro Dramático Nacional La Comédie de Saint-Étienne, da França. Na montagem atual, o elenco leva ao palco uma mistura de dança, música, instalação e dramaturgia.

Confira a programação de hoje


16h ;
O Buraco/PR ; Teatro Sesc Paulo Autran ; Taguatinga
21h ; La Wagner/AR ; Caixa Cultural

Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação