Diversão e Arte

CCBB recebe o encontro 'Diálogos sobre o feminino'

Com debates e performances, o encontro pretende promover reflexões sobre a presença feminina na arte contemporânea no Brasil

postado em 23/08/2016 16:21
A artista Laís Castro realizará a performance 'Fade out do olhar'

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe, de quinta a domingo (25 a 28/8), o encontro Diálogos sobre o feminino. Com o intuito de debater a presença das mulheres nas artes, o encontro fala sobre a necessidade do discurso de equidade entre os sexos e a representatividade na contemporaneidade.

O projeto, que já passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo, reúne representantes das artes plásticas, história da arte, litetratura, teatro, jornalismo, ciências políticas e sociologia. Para os debates, todas as representantes são mulheres e estão inseridas no discurso de feminismo.
De forma didática, as atividades foram divididas em quatro eixos: Olha quantas mulheres na arte brasileira, com o objetivo de desmentir o mito da democracia sexual na arte brasileira. No segundo bloco, denominado Eu Feminista?, as artistas expressam as relações entre as palavras arte e feminismo nos seus trabalhos. Corpolítico pretende analisar o lugar do corpo feminino nas obras e a política dos corpos. Por último, Black is beautiful traz o debate sobre o discurso de beleleza e a militância negra.

Entre os debates, as performances artísticas serão encenadas por nomes como Silvia Moura, Bete Esteves, Roberta Barros, Jaqueline Vasconsellos, Laís Castro, Sandra Rodrygues e o coletivo Tres Pe, representado pela artista Marcela Campos.

SERVIÇO
De 25 a 28 de agosto. Local: CCBB, setor de clubes sul, trecho 2, próximo a ponte JK. A entrada é franca e para participar das mesas-redondas é preciso retirar senha na bilheteria com uma hora de antecedência. A classificação indicativa é livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação