Diversão e Arte

Mestre Zé do Pife abre inscrições para aulas de pife na UnB em setembro

'Curso de Banda de Pife' surge como resultado da missão de Seu Zé do Pife, de perpetuar a cultura do pife na capital

postado em 29/08/2016 11:23

'Curso de Banda de Pife' surge como resultado da missão de Seu Zé do Pife, de perpetuar a cultura do pife na capital

Mestre Zé do Pife é uma figura conhecida na capital pela missão de não deixar a cultura do pife (instrumento similar às flautas indígenas, utilizado pelos caboclos nordestinos) acabar, com oficinas na cidade e diversas apresentações. Seguindo com seus ensinamentos, a partir do dia 2 de setembro, o mestre oferecerá o Curso de Banda de pife na Universidade de Brasília (UnB), para alunos da universidade e aberto ao público em geral.

Seu Zé ministra oficinas diariamente na UnB desde 2007, ensinando os toques do pife e de instrumentos como zabumba, triângulo e pandeiro. A novidade é que a partir do 2; semestre de 2016, as oficinas de Seu Zé passarão a ser um Projeto de Extensão na UnB, com salas e horários fixos, permitindo mais infraestrutura e legitimação dessa arte. Seus ensinamentos são passados da maneira como aprendeu, pela tradição oral, a partir da vivência, experiência e observação.

Uma figura clássica

Natural de São José do Egito (PE), Mestre Zé do Pife, também conhecido como Seu Zé, é tocador e fabricante de pife há 65 anos. É também compositor de versos e aboios de vaqueiros. Quando jovem, trabalhou como lavrador e na construção civil. Em sua terra, conviveu com muitas bandas de pife, onde aprendeu a tocar e amar essa arte. Ao mesmo tempo viu muito dessa cultura se enfraquecer, como em sua cidade, onde resta apenas uma banda de pife, liderada por seu irmão, Zeca.

Radicado em Brasília há mais de 20 anos, formou em 2007 a banda de pífanos Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, a partir de oficinas na Universidade de Brasília. Desde então, tem se dedicado exclusivamente a arte do pife, se apresentando em eventos, praças e feiras, e principalmente ministrando oficinas pela cidade, na missão de não deixar as bandas de pife acabar.

SERVIÇO


Curso de Banda de Pife na UnB

De 02 de setembro a 28 de outubro, quartas e sextas, das 12h às 13h30, no Departamento de Música da UnB.

Investimento: R$ 80 para estudantes da UnB e R$120 para a comunidade.

Informações e inscrições: cursodepife@gmail.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação