Diversão e Arte

Filme pernambucano 'Baile perfumado' completa duas décadas

Premiado, o longa será celebrado durante o Festival de Brasília

Julio Cavani
postado em 10/09/2016 07:35

Premiado, o longa será celebrado durante o Festival de Brasília

;Os inquietos vão mudar o mundo;, última frase dita em Baile perfumado, aponta para um aspecto determinante para o reconhecimento histórico do filme no contexto do cinema brasileiro. É a inquietação manifestada pelos cineastas Lírio Ferreira e Paulo Caldas que torna a obra especial, com um estilo próprio e uma originalidade que lhe asseguram uma posição privilegiada na cinematografia nacional. Criado há 20 anos, o filme ; verdadeiro símbolo da retomada do cinema pernambucano ; incita uma boa dose de celebrações, até o fim do ano.

O auge das comemorações estará no dia 27, na exibição especial, com cópia restaurada, no 49; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, bo qual o filme, à época inédito, foi lançado em 1996 e venceu os troféus Candango de melhor filme, cenografia e ator coadjuvante (Aramis Trindade). Também em Brasília, será lançado o livro A aventura do Baile perfumado: 20 anos depois, dos pesquisadores Amanda Mansur e Paulo Cunha, com fotos e informações sobre os bastidores das filmagens, além de análises e entrevistas. O roteiro completo do longa também será mostrado.

Baile perfumado investiga o clássico tema do cangaço a partir de novas cores e detalhes em um Sertão verde à beira do Rio São Francisco, mas provoca mais impacto pela mecânica cinematográfica do que pelas informações reveladas. O retrato de Lampião é organicamente consistente e contribui para o enriquecimento do imaginário em torno do personagem, só que mostrá-lo a partir de imagens aéreas circulares ao som de rock pesado torna-se tão (ou mais) importante quanto revelar novos dados biográficos sobre o cangaceiro.

O filme transpira a radicalização das discussões sobre a hierarquização entre forma e conteúdo. Baile perfumado diz tanto sobre o Brasil do período reconstituído (décadas de 1920 e 1930) quanto sobre o Pernambuco de 1996 (no auge do manguebeat). A primeira época manifesta-se figurativamente, enquanto a segunda é transmitida estilisticamente. A forma, portanto, está carregada de conteúdo.


A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique aqui.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação