Diversão e Arte

Brasília International Film Festival (BIFF) divulga escolhidos

A comissão de seleção selecionou um total de 16 longas para integrar a programação do evento

Nahima Maciel
postado em 15/09/2016 07:30

O longa chinês 'Ladder to paradise' conta a história de um mosteiro próximo ao topo do monte Everest

Depois de analisar uma lista de 321 filmes provenientes de 40 países, a comissão de seleção do Brasília International Film Festival (BIFF) escolheu um total de 16 longas para integrar a programação do evento. Marcada para 4 de novembro, a quinta edição do festival vai fazer um passeio pelo cinema de 15 países, entre eles, Turquia, Colômbia, Polônia, Irã, Israel, Estados Unidos e França.

Este ano, além de serem exibidos no Cine Brasília e no Cine Cultural Liberty Mall, os filmes também terão um horário no Teatro da Praça, em Taguatinga. A programação está dividida em duas mostras competitivas com longas de ficção e documentários em cada uma. Serão oito de cada gênero.

A cineasta Érika Bauer, que participou da seleção de filmes do BIFF pela segunda vez, conta que ficou surpresa com a quantidade de filmes inscritos. ;Tivemos a participação de países que, até então, não tinham enviado nenhum filme, como Romênia, Marrocos, Israel e Polônia;, conta. Do México, vem La caridad, de Marcelino Islas Hernandez, filme sobre um casal com 60 anos juntos, que, depois de um acidente no qual perdem as pernas, descobrem que há perdas mais sérias na relação entre os dois.

No israelense Barash, de Michal Vinik, uma adolescente de 17 anos mergulha em drogas e baladas para tentar escapar do universo violento das guerras que marcam o cotidiano de seu país e Album, do turco Mehmet Can Mertolu, investiga como manter uma adoção em segredo pode afetar a vida de uma família. O primeiro ano da era pós-comunista na Polônia é o cenário para a libertação sexual de quatro mulheres em United States of Love, de Tomasz Wasilewski, e o francês La jeune fille sans mains, de Sébastien Laudenbach, é a única animação da competição.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação