Diversão e Arte

Discursos em prol da diversidade e clima político marcam Emmy

'Veep' e 'Game of thrones' foram escolhidas as melhores séries. Confira lista completa

postado em 18/09/2016 19:07
[FOTO783807]

Entre as principais categorias, a 68; edição dos Emmys aconteceu exatamente como esperado. As consagradas séries Veep e Game of thrones foram escolhidas melhor série cômica e melhor série dramática respectivamente. GoT levou 12 estatuetas ao todo, enquanto a igualmente elogiada American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson levou nove Emmys (incluindo as categorias técnicas). O resultado tornou Game of thrones a série recordista na história do Emmy, com 38 vitórias conquistadas.

O humorista Jimmy Kimmel começou o evento, a principal premiação da tevê mundial, abusando da comédia ao brincar com os convidados, mas, em tom de seriedade, logo lembrou se tratar de uma edição marcada pela diversidade entre os concorrentes. Uma referência à última edição do Oscar, tão criticada pela falta de nomes negros nas categorias.O Emmy foi no sentido oposto. Pela primeira vez, por exemplo, todas as categorias de melhor ator contaram com artistas negros. Além da pluralidade étnica, ilustrada, entre outros, pela presença do ator egípcio Rami Malek, de Mr.Robot, que justificou a presença entre os indicados e levou o prêmio de melhor ator em série dramática, desbancando o poderoso Kevin Spacey, de House of Cards.
Quem também reinou absoluta foi Tatiana Maslany, de Orphan Black. Escolhida melhor atriz em série dramática, Tatiana deixou para trás nomes consagrados como Viola Davis (que marcou o evento em 2015 com um discurso em prol da igualdade de raça), Keri Russell, Claire Danes e Robin Wright. E não foi à toa. Na série, Tatiana interpreta nada menos que oito personagens.
O primeiro prêmio da noite saiu para Louie Anderson, da série Baskets, como melhor ator em série cômica. Foi a primeira indicação do ator. Um belo começo para o comediante de 63 anos. A melhor atriz coadjuvante em série cômica foi Kate McKinnon de Saturday Night Live. Ela venceu Judith Light e Gaby Hoffman, da ótima Transparent, a sempre favorita Anna Chlumsky, que brilha na hilária Veep, e a veterana Allison Janney, figura querida da audiência norte-americana que atua em Mom. Certamente, uma das mais disputadas categorias desta edição.
A protagonista de Veep, Julia Louis-Dreyfuss, foi mais uma vez laureada como melhor atriz de série cômica, confirmando as apostas. No discurso, ela alfinetou o candidato republicano Donald Trump e agradeceu ao pai, que faleceu poucos dias antes da cerimônia, no primeiro momento emocionante da noite. Julia também costuma ser lembrada pelo trabalho em Seinfeld, mas se reinventou em Veep. Ela venceu na categoria nos últimos cinco anos, além de deter 21 indicações. Impressionante.
Outra a aproveitar o microfone para um discurso mais contudente foi Jill Solloway, que venceu pela direção em Transparent. "Quando colocamos um negro, um gay, uma transexual no centro da história, a gente muda o mundo. Precisamos acabar com a violência contra a comunidade trans", pediu, aplaudida pelo público presente.
Transparent, inclusive, também levou o Emmy de melhor ator em série cômica. O ator Jeffrey Tambor levou a estatueta pela segunda vez consecutiva e endossou o discurso da diretora Jill Solloway: "Deem uma chance aos atores e atrizes trans. Eu não ficaria triste se eu fosse o último ator cisgênero a interpretar uma personagem trans". A atriz e produtora trans Laverne Cox, que foi uma das apresentadoras convidadas, ratificou as palavras de Jeffrey e disse que não estaria ali se não fossem por essas oportunidades.
A comentada e elogiada minissérie American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson confirmou as expectativas e foi para casa com nove estatuetas, incluindo a de melhor minissérie. Uma curiosidade: David Schwimmer, o eterno Ross de Friends, concorria como ator coadjuvante pelo trabalho na série, mas perdeu para o colega de cena Sterling K. Brown.
A queridinha série Game of thrones liderou as indicações, pela quarta vez, concorrendo em 23 categorias. O primeiro prêmio veio com melhor roteiro. Mas viriam outras estatuetas, como a de direção. Mas a série perdeu em categorias nas quais era favorita, como melhor ator coadjuvante, pela qual concorria com dois atores. O troféu ficou com Ben Mendelsohn, de Bloodline.

No tapete vermelho, alguns nomes chamaram a atenção dos fãs de plantão, como a turma de Stranger things e o simpático elenco adolescente de Modern family. Diferentemente do ano passado, quando tínhamos Wagner Moura na disputa por um troféu por conta do trabalho em Narcos, este ano não houve brasileiros na corrida.

Confira a lista completa de vencedores:
// Melhor série cômica
Veep
// Melhor série dramática
Game of thrones
// Melhor ator coadjuvante em série cômica
Louie Anderson, Baskets

// Melhor atriz coadjuvante em série cômica

Kate McKinnon, Saturday Night Live
// Atriz Coadjuvante em série dramática
Maggie Smith, Downton Abbey
// Ator Coadjuvante em Série Dramática
Ben Mendelsohn, Bloodline
// Ator de série dramática
Rami Malek, Mr. Robot
// Atriz de série dramática
Tatiana Maslany, de Orphan Black

// Melhor atriz de série cômica
Julia Louis-Dreyfuss, Veep
// Melhor ator de série cômica
Jeffrey Tambor, Transparent
// Direção ; Série Dramática
Miguel Sapochnik, Game Of Thrones

//Direção - Série cômica
Jill Soloway, Transparent
//Minissérie
American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson
//Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Regina King, American Crime
//Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Sterling K. Brown, American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson
//Atriz em Minissérie ou Telefilme
Sarah Paulso, American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson
// Ator de Minissérie ou Telefilme
Courtney B. Vance, American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson
// Direção ; Minissérie, Telefilme ou Especial
Susanne Bier, The Night Manager
// Melhor reality show de competição
The voice
//Roteiro ; Minissérie, Telefilme ou Especial
American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson ; D.V. DeVincentis
//Telefilme
Sherlock
// Melhor roteiro em programa de variedades
Patton Oswalt
// Melhor série de variedades
Last week tonight, John Oliver
// Melhor direção em programa especial de variedades
Grease: Live
// Roteiro ; Série dramática
David Benioff e D.B. Weiss, Game of thrones
// Roteiro - Série cômica
Master Of None ; Aziz Ansari e Alan Yang

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação