Diversão e Arte

'Renato Russo - O filho da revolução' conta a história do mito brasiliense

Ao contar a trajetória do artista, o livro passa também pela história de Brasília e do país na juventude do compositor

Alexandre de Paula
postado em 24/09/2016 15:33
Foram nove anos, mais de 100 entrevistas, até que, em 2009, o jornalista Carlos Marcelo lançou a biografia Renato Russo - O filho da revolução. ;Quando lancei o livro em 2009, foi porque eu achava que era necessário colocar um ponto final. Eu quis mostrar o ponto de partida e o de chegada para ver como as coisas ficaram inacabadas na relação entre Brasília e Legião;, conta o autor. O jornalista resolveu revisitar a obra, reescrever, acrescentar informações e um capítulo inédito. Carlos Marcelo lança a nova edição hoje, às 14h, na Livraria Cultura do Iguatemi.

O jornalista decidiu trabalhar novamente no livro para contar uma parte da história que ganhara pouco espaço na primeira edição: os anos finais da carreira e da vida de Renato Russo. ;Queria fazer uma reconstituição mais pormenorizada dos últimos anos de vida dele. Foi um período muito intenso que eu não tinha conseguido apresentar tanto na primeira versão;, explica.

As diferenças entre as duas edições são substanciais, acredita o autor. Para quem quer se debruçar em comparar as duas versões, explica Carlos Marcelo, vai perceber que houve acréscimos em várias partes do livro. O autor, que nunca havia feito alterações no texto original, levou mais 1 ano e meio para completar o trabalho e fez outra uma série de entrevistas.

Entre as novas conversas que deram suporte para os acréscimos no livro, está o depoimento da cantora Marisa Monte. Ela conta, por exemplo, como conheceu o compositor. ;Nada sobre o Renato é definitivo, há sempre espaço para contar mais, pensei que o livro ficaria mais completo se trouxesse mais detalhes, um novo capítulo, por exemplo, com Marisa Monte, que agora passa a encerrar a obra;, comenta.

Além de Marisa, músicos que conviveram com o trovador na etapa final de sua carreira acrescentaram informações que permitem conhecer melhor os últimos anos de Renato.

História
Ao contar a trajetória de Renato Russo, o livro passa também pela história de Brasília e do país na juventude do compositor. ;A ideia também era mostrar a formação de um jovem que cresceu na cidade e no país dos anos 1970;, explica o autor, que acredita que a biografia é também um livro sobre Brasília.

;Escrever sobre a juventude dele é uma forma de falar sobre toda a juventude;, aponta o escritor. Carlos Marcelo conta que a ideia era fazer uma espécie de ;retrato do artista quando jovem;, uma obra sobre a formação de Renato.

Renato Russo - O filho da revolução
Lançamento com presença do autor, Carlos Marcelo. Hoje, às 16h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação