Diversão e Arte

Whitesnake, do vocalista David Coverdale, se apresenta hoje na capital

A banda Whitesnake vem à cidade com repertório que traz clássicos e novas canções do grupo

Alexandre de Paula
postado em 28/09/2016 07:00

A atual formação do Whitesnake ao lado de Coverdale desde a turnê de 'The purple album', de 2015

Com quase 40 anos de estrada, o Whitesnake, fundado em 1978, mudou de cara muitas vezes. Alma da banda, no entanto, o vocalista David Coverdale sempre esteve por lá. Pausas, declarações de fim, tudo isso até agora não impediu que Coverdale se juntasse a um time de músicos para seguir cantando clássicos como Is this love e Love ain;t no stranger. Hoje, a partir das 21h30 no Netlive, o Whitesnake apresenta mais uma vez, em terras brasilienses, o hard rock romântico que marcou a década de 1980.


A banda esteve muito perto de acabar de vez, pelo menos era o que dizia Coverdale. Uma turnê em homenagem ao Deep Purple, grupo em que o vocalista substituiu Ian Gillan, ao lado do Def Leppard, seria a última. Não foi. Animado com o grupo que o acompanhou, Coverdale quis ter mais uma vez a sensação de se apresentar com o Whitesnake.

[SAIBAMAIS]
;Eu senti que era uma oportunidade inacreditável de continuar com a banda, tocando com esses caras, todos eles são grandes músicos, realmente muito bons. E é um presente estar com eles;, justificou o vocalista, em entrevista ao Correio. Se a banda continua ou não, depois dessa série de shows, é difícil saber, já que o próprio Coverdale parece mudar ideia com frequência sobre a vontade de deixar de lado o microfone ou não.

O fato é que o vocalista chegou a dizer que esta poderia, muito provavelmente, ser a última turnê da carreira. por outro lado, o líder do grupo também diz que ainda se sente disposto e que não sabe muito bem o que mudou com o tempo. ;No palco, eu só quero fazer um show poderoso, com energia e não um show chato. Minha performance ainda se mantém;, disse.


Com a nova formação (com os guitarristas Reb Beach e Joel Hoekstra, o baixista Michael Devin, o baterista Tommy Aldridge e o tecladista Michele Luppi), Coverdale gravou The purple album, disco mais recente da banda, com releituras dos clássicos do Deep Purple. O álbum, que seria o último, não agradou tanto a crítica, mas foi fundamental para que o músico resolvesse sair em outra turnê e até cogitasse gravar mais um disco com a banda (nada confirmado até agora, porém).

Amor ao Brasil


O Whitesnake se apresentou no Brasil pela primeira vez em 1985, no Rock in Rio. De lá para cá, foram mais muitos shows do grupo em terras tupiniquins. Em Brasília, a banda tocou pela última vez em 2011, no Ginásio Nilson Nelson.
Coverdale não esconde a paixão pelo país. Basta falar Brasil para que o músico fica ainda mais animado do que o habitual e passe a derramar elogios e mais elogios. O público, a hospitalidade, tudo isso faz parte do sentimento do roqueiro pelo país. ;Eu amo Brasil e as pessoas daí, é sempre um prazer tocar para vocês;, declarou.

Repertório

No show de hoje, The greatest hits tour, a banda, como o nome da turnê sugere, apresenta os grandes clássicos que marcaram a trajetória do Whitesnake. Bad boys, Love ain;t no Stranger, Is this love? e Here I go again. O estilo pesado aliado à pegada romântica e ao vocal característico de Coverdale marcou os anos 1980 e se mantém como dna do grupo.
Além de The purple album, os discos mais recentes da banda foram Good to be bad, de 2008, e Forevermore, de 2011, e devem ter canções no setlist do show. Neles, com arranjos mais comedidos, as guitarras predominavam em relação aos teclados e Coverdale apresentava um registro de voz mais grave e com pegada bluesy.

Whitesnake

Hoje, às 21h30. NET Live (Setor de Hotéis e Turismo Norte). Ingressos: de R$ 100 (meia entrada) a R$500. Classificação indicativa: 16 anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação