Diversão e Arte

Reflexões e questionamentos são portas de estímulo à leitura infantil

A formação de bons e novos leitores passa por diversos níveis e suportes

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 29/09/2016 07:50
Criar o hábito e a conexão prazerosa com a literatura desde a infância é a primeira e grande estratégia para ser formar adultos leitores. O universo criado pela relação com os livros é enorme, passando pelo encantamento, pela descoberta de novas ideias e histórias e pela formação de reflexões e questionamentos. Se uma criança, desde sua mais tenra idade, entende que folhear as páginas de um bom livro é um momento divertido e desconectado de obrigações, o contato com uma literatura cada vez mais diversa será ampliado durante a adolescência até a fase adulta.

A formação de bons e novos leitores pode passar por diversos suportes, lembrando que o surgimento e a descoberta das diversões digitais não precisa afastar, ou ser oposta, ao instante de descobrir diferentes texturas e desenhos do papel. As crianças não nascem com seus interesses prontos, essa construção do interesse depende muito da colaboração dos adultos durante a primeira e segunda infância. Quando os livros são apresentados, as crianças despertam esse interesse e criam o hábito que as transforma em adultos leitores.

Entre diferentes estudiosos e profissionais da área surgem algumas ideias em comum, entre elas, o fato de que o livro deve ser para a criança como um brinquedo, acessível ao toque, ao alcance das mãos e passível de todo tipo de descoberta sensorial. A brasiliense Dayla Duarte trabalha em turmas infantis de francês e é ilustradora, formada em letras e cofundadora do projeto Marandubinha, que tem por objetivo ampliar o espaço e o debate acerca da literatura infantil. Ela acredita que o incentivo à leitura ainda nos primeiros anos da infância cria uma facilidade para os tempos de escola, tornando a chegada dos livros para estudos mais prazerosa e natural. O livro na infância deve ser considerado um objeto lúdico, permitindo um grande desenvolvimento linguístico, conhecimento de idiomas e outras realidades, além do contato com novas texturas e projetos gráficos diferentes.

;O livro é um instrumento de cultura que interfere muito na maneira com que a gente vivencia nosso cotidiano, ele demanda atenção, silêncio. O livro amplia ainda a alfabetização visual e possibilita que a criança aprenda a lidar com a diversidade, ser mais flexível, sentir-se organizada e saber quando é preciso silêncio ou mais atenção aos detalhes;, afirma Dayla.

A brasiliense acredita ainda que a literatura é uma importante habilidade a ser desenvolvida para diversos aspectos da vida em sociedade, ampliando o leque de possibilidades de cada indivíduo. Para a educadora, algumas ações importantes podem ser feitas para incentivar esse contato inicial, como disponibilizar o livro para que a criança possa interagir da maneira que ela quer, sem proibições. ;Ele deve ser colocado da mesma maneira que os brinquedos, possibilitando todas as descobertas sensoriais. A leitura em conjunto entre filhos, pais e mães, além de crianças mais novas e mais velhas é outro ponto importante. Toda criança tem necessidade de afeto para o bom desenvolvimento e essa possibilidade de compartilhar leituras é muito prazerosa;, declara.

Ana Paula Bernardes é professora e trabalha na gerência de biblioteca, livro e leitura. Além disso, é idealizadora do projeto Roedores de livros, onde faz mediação de leitura para crianças todos os sábados. A professora conta que lê desde menina, incentivada pela família, e acredita que a criança deve ter acesso à leitura desde a mais tenra idade. ;Os bebês gostam de escutar a voz da mãe, por exemplo, então assimila essa leitura em voz alta como uma coisa prazerosa. Junto com a leitura em voz alta, vem o aconchego, as boas lembranças, o riso solto. Não precisa de mais nada. Acredito que a leitura é puro prazer. Então, deve-se preparar o ambiente, e ler muito;, afirma.

Ana Paula lembra ainda que as crianças se interessam por tudo o que está ao seu alcance, sendo assim, se os adultos possibilitarem o acesso aos livros e ao mundo de possibilidades que ele carrega, o objeto de interesse está formado. A educadora conta que sua experiência como mediadora de leitura confirma que disponibilizando bons livros, a criança se torna uma leitora. ;No Roedores de livros, usamos vez ou outra o formato digital, mas o que todas querem mesmo é, terminada a leitura, folhear um bom livro e levá-lo pra casa, para ler novamente, mostrar para os pais, colegas e professores;, conta.



Roteiros


Livros e crianças, quais as possibilidades?

A leitura feita para e com crianças pode ser disponibilizada e incentivada de diferentes maneiras, assim como o livro tem inúmeras possibilidades de ser apresentado. Entre elas, estão:

Mediação de livros

Contação de histórias

Bibliotecas acessíveis para crianças

Abastecimento de livros nas escolas

Livros disponíveis em casa

Leitura em grupo

Passeios em livrarias e bibliotecas

Tempo reservado para leitura nas escolas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação