Bob Dylan no cinema: conheça alguns filmes do vencedor do Nobel

Como ator, dirigindo ou com sua biografia, confira um pouco da filmografia sobre Dylan

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/10/2016 12:10 / atualizado em 13/10/2016 12:12

Que Robert Allen Zimmerman, nosso Bob Dylan, é um dos artistas mais importantes do cenário musical mundial é fato. Mas para quem não sabe, sua presença artística forte e a performance musical marcante, que lhe garantiram hoje o prêmio Nobel de Literatura, não se restringe só ao mundo da música. O trabalho de Dylan pode ser conferido também na sétima arte.

O Correio selecionou alguns filmes para quem já é fã e para quem quer conhecer um pouco mais do vasto trabalho do artista. que agora entra para o seleto grupo de vencedores do Nobel de Literatura. 
 
No direction home – Bob Dylan 
 
Os primeiros anos da carreira de Dylan são tema do documentário No Direction Home – Bob Dylan, do aclamado diretor Martin Scorsese. O documentário traz entrevistas com pessoas ligadas ao cantor e imagens raras da trajetória do ídolo desde o contrato para a gravação de seu primeiro disco, ano de 1961, até meados de 1966. 
 
Don't look back 
Um dos mais importantes documentaristas da história do rock, D. A. Pennebaker, também fez um documentário retratando uma turnê de Dylan no ano de 1965. O documentário Don´t look back, traz imagens inéditas de bastidores e entrevistas, além de muitas canções.

Eat the document

Em 1972, Bob Dylan lançou um filme dirigido por ele mesmo. Eat the document relata sua turnê pelo Reino Unido com a The Band, em 1966. O filme traz uma lendária cena de Bob Dylan e John Lennon visivelmente alterados, conversando dentro de um carro.

Pat Garrett & Billy the Kid
No filme de western Pat Garrett & Billy the kid, de 1973, além de compor e interpretar as canções da trilha sonora, Dylan também atuou como ator. A primeira versão do filme é marcada pela presença da música Knocking on heaven's door, uma das mais famosas composições do cantor.
 
Renaldo and Clara

Em 1975, Dylan decidiu filmar a turnê The Rolling Thunder Revue e criar um enredo para cinema. Renaldo and Clara teve sua primeira versão lançada em 1978 e foi duramente criticado. Posteriormente uma nova versão reduzida, com ênfase nos números musicais, foi lançada. Além de Bob Dylan (que dirigiu e atuou) contou com a participação de Joan Baez e músicas de Alan Gerber. 

Hearts on fire

Com Hearts of Fire, em 1987, Dylan, que participou como ator, também não se deu muito bem com a crítica. O longa ficou em cartaz por pouco tempo. 

I’m not there
 
O último filme biográfico sobre a vida de Bob Dylan foi lançado em 2007. Dirigido por Todd Haynes, o filme traz no elenco grande atores como Marcus Carl Franklin, Ben Whishaw, Heath Ledger, Christian Bale, Richard Gere e Cate Blanchett. I’m not there, lançado no Brasil como Não estou lá, deu a Cate Blanchett o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Globo de Ouro de 2008 e a indicação pela mesma categoria, no Oscar do mesmo ano.
 
 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.