Diversão e Arte

Sociedade abraça causa do Outubro rosa em eventos

Ações e eventos em combate ao câncer de mama são realizados neste mês durante a campanha Outubro rosa

postado em 17/10/2016 08:43

Imagem da mostra A Beleza da Superação: mulheres corajosas
Alunos da UnB expõem obras na Câmara dos Deputados

O mês de outubro rosa representa a luta de diversas mulheres muito fortes contra o câncer de mama. A conscientização sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce se intensifica durante a campanha Outubro rosa. Este ano, mais uma vez, a sociedade abraçou a causa do laço cor de rosa,

O shopping Pátio Brasil elaborou uma série de ações para reforçar o combate à doença. Até dia 31 de outubro, o público poderá prestigiar a exposição fotográfica A Beleza da Superação. As fotos de autoria de Hay Torres apresentam um registro de 10 mulheres que enfrentaram o câncer de mama. ;Eu quis transmitir a superação, retratar o amor que as mulheres têm por elas mesmas. Em todas as fotos elas estão sorrindo, o nosso objetivo foi encorajar as mulheres;, conta Torres.

Além da mostra, a programação do shopping ainda oferece talkshows, palestras com médicos, bate-papos com depoimentos de pacientes que superaram o câncer, a loja rosa com produtos e serviços cuja renda será doada para o tratamento de pacientes carentes. A loja também recebe doações de lenços, assessórios e madeixas de cabelo para confecção de perucas.

Na gastronomia, o Cantucci bistrô concentrou a conscientização na campanha Alimente essa luta. Entre as iniciativas, o restaurante criou o ;prato rosa;; e parte da renda é doada para a instituição Rede Feminina de Combate ao Câncer. ;Muita gente quer ajudar, mas tem um dia a dia corrido. O nosso objetivo é proporcionar uma maneira mais fácil para a sociedade contribuir com essa causa tão nobre;, explica Andrei Prates um dos sócios do bistrô.

A literatura está engajada na causa com o escritor Alexandre de Alcântara. O autor relata a luta contra o câncer de mama enfrentada por sua esposa , na obra Like a bridge - o outro lado do câncer. ;O objetivo do livro é fazer com que as pessoas acometidas com parceiros com câncer, não abandonem os enfermos. É uma luta bonita. A gente sabe que pode ter cura, mas se avançar tem um limite e eu conto como o limite pode ser o maior e o melhor possível;, acredita o escritor.

Durante o mês de outubro, toda a renda arrecada pelo livro será revertida para ajudar associações de combate ao câncer. Elcylene Leocádio também contribuiu para a causa com o lançamento do livro Outubro rosa - do muito que há por ser dito. Na obra, a autora faz relatos diários acerca de sua trajetória do tratamento do câncer de mama. Elcylene trata das emoções, relação com médicos e do processo do adoecimento até a cura da doença.

Outras iniciativas que incentivam a conscientização acontecem desde o início do mês como a exposição Cores de outubro promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em que 25 estudantes de artes visuais da Universidade de Brasília produziram telas sobre o tema prevenção ao câncer e expuseram no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados. ;Foi o 1; trabalho que fizemos nesse sentido. Queremos interagir com a população e alertá-la sobre o câncer;, conta a idealizadora do projeto Niege Neves.

Exposição A Beleza da Superação

Shopping Pátio Brasil. Aberta ao público até o dia 31 de outubro, das 10h as 22h, de segunda a sábado; e domingo de 12h às 20h. Entrada franca.

Cantucci Bistrô
403 Norte Bl. E lj 3; 3328-5242. Aberto de segunda a sábado, das 12h às 15h, e das 18h
às 23h.

Like a Bridge - o outro lado do câncer

Autor Alexandre de Alcântara, editora Trampolim.Valor: R$ 35.

Outubro rosa - do muito que há por ser dito
Autora Elcylene Leocádio, editora Produções do tempo. Valor: R$ 50.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação