SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Elis Regina: Biografia da cantora é lançada na Bienal

'Elis Regina %u2014 Nada será como antes', do jornalista Julio Maria, conta a história da cantora em 423 páginas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/10/2016 07:00

Irlam Rocha Lima

Arquivo/CB/D.A Press
 

Um dos lançamentos mais bem recebidos pela crítica, em 2015, no segmento das biografias, Elis Regina — Nada será como antes, do jornalista Julio Maria, obteve também boa repercussão entre os leitores, chegando a figurar em listas de “mais vendidos” em páginas literárias de jornais e revistas. Hoje, às 17h30, ao autor participa de um debate e de uma tarde de autógrafos no Café Literário da III Bienal Brasil do Livro e da Leitura.

O livro de 423 páginas, que saiu pela Editora Master Books, foi um grande desafio para Julio. “Entrei nessa história como jornalista. Como quem recebe uma grande pauta e aí para a rua. E se apaixona por essa pauta, pela grandeza do personagem. Como Elis é cercada por paixões, fãs e fanatismos, sabia que qualquer falha seria fatal. Tive que checar muitas informações. No final, escrevi primeiro e reescrevi o livro duas vezes”, conta.

Julio revela que não era dos que ouviram muito Elis na infância. “Acho que não entrar na biografia como fã me ajudou muito. Não tinha nenhuma teoria, nenhuma paixão a ser confirmada ou destruída. Escrevi apenas o que apurei. Mas seria impossível viver toda essa experiência de biógrafo de Elis e sair do mesmo jeito que entrei.”

Segundo o jornalista, ele fez quase 200 entrevistas para o livro, de pessoas — artistas ou não — que passaram pela vida da Pimentinha, como era chamada pelos amigos. “O João Macelo Bôscoli (filho da cantora com Ronaldo Bôscoli) esteve o tempo todo próximo, mas o César Camargo Mariano (ex-marido) se recusou a falar. Os familiares não se opuseram em nada. Leram, sofreram, mas não pediram nenhuma linha a mais ou a menos”. Quanto ao resultado de Nada será como antes, Julio é enfático: “A biografia me mostrou como as pessoas esperavam por essa história, como queriam Elis de volta. Elis está viva e canta a cada ano melhor”.

 

Master Books/Reprodução

Nada será como antes 

De Julio Maria. Editora Master Books, 424 páginas. Preço: R$ 29,90.

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade