Diversão e Arte

Psicodélico, filme Doutor Estranho promete criar novo eixo na Marvel

O carisma do protagonista, Benedict Cumberbatch, torna a película ainda mais aguardada

Alexandre de Paula
postado em 02/11/2016 07:00
[VIDEO1]
A magia finalmente chegou ao universo Marvel. Depois de apresentar deuses, mutantes e outros heróis, a produtora aposta agora nos poderes místicos do médico Stephen Strange. Criado em 1963 por Stan Lee e Steve Ditko, o Doutor Estranho chega aos cinemas hoje com Benedict Cumberbatch no papel do protagonista e com a missão de dar novos ares ao mundo da gigante dos quadrinhos nos cinemas.

Com orçamento estimado em US$ 165 milhões, o filme conta a origem do herói vivido por Cumberbatch. Strange é um neurocirurgião talentoso e arrogante que, depois de um acidente, perde parte dos movimentos das mãos e a capacidade de fazer cirurgias. Desesperado, o doutor tenta de tudo e vai atrás de um feiticeiro, que, por meio da magia, poderia curá-lo.
[SAIBAMAIS]
E é aí que a aventura de Strange começa. Ao ter contato com a Anciã (nos quadrinhos, um velho feiticeiro tibetano, mas interpretado no filme pela atriz por Tilda Swinton), ele aprende a manipular a magia e se transforma em um herói. Com a possibilidade de transitar por realidades diferentes, Strange precisa decidir se volta ao cotidiano normal ou defende a terra da ameaça de vilões.
Benedict Cumberbatch assumiu a missão de interpretar o mago supremo dos quadrinhos no cinema
Estrela
Sem dúvida, um dos grandes destaques de Doutor Estranho foi o anúncio, ainda em 2014, de que Benedict Cumberbatch assumiria o papel do herói nos cinemas. Além de se parecer com o personagem dos quadrinhos, o carisma de Cumberbatch e as elogiadas interpretações (tanto em séries quanto em filmes) fizeram com que a atuação dele fosse muito aguardada.

Uma das razões para aceitar o papel, contou Cumberbatch, em entrevistas sobre o filme, foi o fato de nunca ter trabalhado, como protagonista, em um longa comercialmente tão grande. ;Eu nunca fiz um papel principal em um filme tão grande, em uma franquia tão grande. Queria saber como funcionava. E é simplesmente insano;, admitiu à imprensa.

O ator falou também sobre a capacidade da Marvel em trabalhar os personagens no cinema. ;A Marvel é uma máquina de trazer personagens comuns dos quadrinhos e transformá-los em deuses na tela;, disse ao site We Got This Covered. ;Eu estou realmente muito animado com isso, de trabalhar com Scott Derrickson, cuja imaginação é infinita, e toda a equipe da Marvel, que sabe o que está fazendo;, completou.

Diretor
Conhecido por dirigir e escrever filmes de horror, como O exorcismo de Emily Rose, o diretor Scott Derrickson, desde início, quis ser o responsável por conduzir o Doutor Estranho às telas. Atraído pela aura mística do personagem e pela predileção pelo herói, Derrickson se tornou uma escolha segura para a Marvel. Wes Craven, David S. Goyer e Guillermo del Toro foram alguns dos também cotados para dirigir o longa.

;Eu cresci lendo quadrinhos, principalmente Marvel, e Doutor Estranho era meu favorito na infância e se manteve o meu favorito como adulto. É o único filme de quadrinhos que eu fui atrás. Eu me senti especialmente adequado a ele;, contou ao site Den of Geek.

Scott falou também sobre o intenso trabalho para produzir o visual exuberante e psicodélico do filme. ;É um longo e disciplinado processo de recolher pequenos pedaços de informações e texturas. Às vezes é apenas pura imaginação descrita a um artista. Então você tem um exército de pessoas por trás para fazer isso;, explicou.

Foram mais de três mil peças de arte conceitual para chegar ao visual que o filme ganhou nas telas. ;Foi um esforço para chegar a imagens e ambientes impressionantes em que pudéssemos colocar nossos personagens;, completou.
  • 14
  • Número de produções da Marvel nos cinemas

  • US$ 165 milhões
  • Orçamento estimado de Doutor Estranho

O inimigo
Também mago, o vilão principal do filme, Kaecilius, é interpretado pelo dinamarquês Mads Mikkelsen. Antes de se tornar um inimigo, o personagem teria lutado ao lado de outros feiticeiros, mas decidiu criar a própria seita. Segundo o presidente dos estúdios Marvel, Kevin Feige, Kaecilius apenas discordaria de que Anciã (mentora de Doutor Estranho e uma espécie de líder dos magos) protegeria somente seus interesses e que o mundo estaria melhor se ele liderasse os magos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação