Diversão e Arte

Livro lembra a história do movimento Black Rio, sucesso na década de 1970

Escrito por Luiz Felipe de Lima Peixoto e Zé Octávio Sebadelhe, obra esmiúça detalhes do período, que ficou esquecido por muita gente

Alexandre de Paula
postado em 23/11/2016 07:00

Encontros eram inspirados pela cultura negra americana, o soul e o funk

Foi uma reportagem do extinto Jornal do Brasil, em 1976, que deu nome a um movimento que balançava a juventude carioca na década de 1970. Influenciados pela cultura negra americana, pelo soul, pelo funk, jovens se juntavam para dançar e fazer música. Black Rio, assim denominou o jornal e assim ficou conhecido o movimento que teve influências no hip-hop, no funk carioca e caráter político. Agora, o livro 1976 ; Movimento Black Rio conta a história desse fenômeno cultural.

;Um novo poder está em afirmação na Zona Norte da capital fluminense, e em outras áreas periféricas do Grande Rio, mobilizando mais de um milhão de rapazes e moças orgulhosos de sua cor e espiritualmente mais próximos do Harlem do que das quadras de samba;, dizia a icônica reportagem de Lena Frias.

Apesar de ter chamado muita atenção à época, o movimento black ficou esquecido para muita gente, acreditam os autores do livro, Luiz Felipe de Lima Peixoto e Zé Octávio Sebadelhe.
[SAIBAMAIS]
;Pouco se sabe, ou se recolheu e guardou de forma conveniente, sobre o que foi a influência do soul americano no subúrbio do Rio de Janeiro no início dos anos 1970;, escreve Luiz Felipe na apresentação da obra.

;Alguns afirmam não ter sido um movimento autêntico, organizado. Outros alegam que foi apenas um brilhante momento em que a juventude negra resolveu dançar uma música diferente;, completa.

Tony Tornado e Tim Maia, nomes importantes do Black Rio

A intenção do livro é justamente mostrar o que foi o movimento que balançou o Rio de Janeiro da década de 1970 e teve participação importante de nomes como Tony Tornado e Tim Maia. ;A ideia aqui é chamar atenção para um importante fato da cultura nacional que talvez tenha passado despercebido por grande parte da sociedade brasileira;, explica Luiz Felipe.

[VIDEO1]
O Black Rio, aponta o autor, revelou o desejo que a juventude negra daquela época teve de se afirmar e de garantir o direito de se expressar. ;Mostrou, dentre outras coisas, o quanto os brasileiros de ascendência africana lutaram por uma simples liberdade de ir e vir, pelo direito de verem e serem vistos, por se expressarem e mostrarem uma identidade própria.;

O pesquisador Zé Octávio Sebadelhe explica, na introdução do livro, que havia a busca para apresentar uma nova identidade e uma nova maneira de se expressar. ;Essa juventude negra-mestiça buscava incondicionalmente um novo comportamento, uma forma genuína de se exprimir e uma identidade social bastante particular;, comenta.

Para ele, o movimento questionou, em plena ditadura militar, os valores conservadores vigentes, que tinham raízes, inclusive, na escravidão.

;Era uma mocidade que questionaria veementemente estatutos e modelos arcaicos da civilização brasileira ainda muito evidentes naquele período e que permanecem até hoje ; traços de uma sociedade forjada em severos conceitos da era da escravidão.;

A importância do movimento Black Rio, acredita o autor, está tanto em ter estimulado ações voltadas à consciência negra quanto em ter inspirado artistas da música brasileira. ;Não só estimulou o surgimento de instituições vinculadas à consciência negra, como veio a inspirar uma nova geração de artistas e subgêneros da música brasileira (como o samba-soul e o samba-jazz), despertando até o interesse de nomes já consagrados da MPB e atingindo uma dimensão internacional;, relata.

Escrito por Luiz Felipe de Lima Peixoto e Zé Octávio Sebadelhe, obra esmiúça detalhes do período, que ficou esquecido por muita gente
1976 ; Movimento Black Rio
Luiz Felipe de Lima Peixoto e Zé Octávio Sebadelhe. Editora José Olympio. 253 páginas. R$ 49,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação