Diversão e Arte

Crítica: Em novo álbum, 24K magic, Bruno Mars traz nostalgia dos anos 1990

Com muitas influências dos anos 1990, 24K magic pode ser tanto um tiro no pé, como um acerto, a depender do ponto de vista

Adriana Izel
postado em 29/11/2016 07:30
Em novo disco, Bruno Mars faz um tributo ao R do passado
Nos últimos quatro anos, Bruno Mars mudou completamente. O criador de hits chicletes, como Locked out of heaven e When I was your man, deu lugar ao artista que aposta em batidas dançantes (saídas diretamente dos anos 1980 e 1990) e canções facilmente coreografadas, a exemplo do sucesso Uptown funk, gravado em parceria com o produtor Mark Ronson.

A impressão que fica é que durante esses quatro anos desde o lançamento de Unorthodox jukebox, Bruno Mars foi em busca de outras referências, que o levassem a seguir o caminho que lhe foi proposto há anos ; ser o ;novo Michael Jackson; ; e mantivessem a boa repercussão de Uptown funk. Em 24K magic, Bruno Mars faz um R com ares de anos 1990 e é impossível não lembrar MJ em faixas como Versace on the floor e Calling all my lovelies, mesmo que o cantor não consiga atingir a qualidade do Rei do Pop.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Com muitas influências dos anos 1990, 24K magic pode ser tanto um tiro no pé, como um acerto, a depender do ponto de vista. A produção pode desagradar os fãs, que sentirão falta dos hits, mas deve fazer com que Bruno Mars conquiste novos admiradores, principalmente, aqueles que acham que o bom R ficou no passado. É um tributo ao ritmo do passado. Se 24k magic, Chunky e That;s what I like tivessem sido lançadas há 20 anos, elas com certeza embalariam bailinhos, porém é difícil imaginá-las nas festas de hoje em dia.

Falta inovação
E é aí que Bruno Mars se perde. Ao deixar de lado a inovação, a impressão que se tem é de que tudo aquilo já foi escutado antes. O que tem se tornado um problema para o cantor, que foi acusado pelo menos duas vezes de plágio em Uptown funk, entre elas, uma bastante pertinente pelo grupo americano Collage, que acusa o artista e Ronson por copiarem a abertura de Young girls.

Não é que 24K magic seja um álbum ruim, não é. Há músicas bastante interessantes, como a própria faixa título, Chunky, That;s what I like, Straight up & down e Too good to say goodbye, e mostram o esforço de Mars para resgatar um R do passado. No entanto, para um artista que se sustentou sempre com novidades e hits, 24K magic é um risco (e tanto).

24K Magic
De Bruno Mars. Atlantic Records, 9 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação