Diversão e Arte

Confira os vencedores do Prêmio Sesc do Teatro Candango 2016

As peças 'Fio a fio' e 'Entre quartos' foram os destaques da noite, que teve grandes homenageados

postado em 06/12/2016 12:42
O espetáculo de dança-teatro 'Fio a fio' traz uma poética e bela metáfora sobre envelhecimento
Uma bela e animada festa consagrou na noite desta última segunda-feira (5/12) os vencedores do 13; Prêmio Sesc do Teatro Candango, a única iniciativa de premiação voltada para as artes cênicas do Distrito Federal. O espetáculo Fio a fio, protagonizado por Giselle Rodrigues e Édi Oliveira foi o grande vencedor desta edição ao levar, entre outros, o prêmio de melhor espetáculo. A própria Giselle, um dos mais expressivos nomes da dança no país, foi premiada como melhor atriz. A peça marcou o retorno da bailarina e professora aos palcos, depois de 20 anos voltados à pesquisa e ao meio acadêmico. Ao ser anunciada, Giselle foi aplaudida de pé pelos colegas.

Outro trabalho a se destacar foi Entre quartos, do grupo Tripé. O jovem quarteto levou os prêmios de melhor dramaturgia e de melhor ator, que ficou com Gustavo Haeser, ratificando a força da nova geração de artistas da cidade. A noite celebrou ainda o multilaureado Roustang Carrilho, que surpreende pela versatilidade no desempenho dos mais diversos ofícios cênicos. O ator, cenógrafo, figurinista e diretor foi para casa carregando três estatuetas: melhor figurino (Fio a Fio), cenografia (Fio a fio) e melhor espetáculo de teatro de rua (Poéticas urbanas, da Andaime Cia. De Teatro, que ele assina a direção).

Além dos vencedores, foram muitos os homenageados no decorrer da premiação, a exemplo dos veteranos e celebrados Paulo Betti, Mauro Mendonça, Cacá Carvalho e Carlos Vereza, referências máximas do palco nacional. Nomes de Brasília também ganharam homenagens e foram ovacionados pelo público, e nem poderia ser diferente em se tratando de Chico Sant;Anna e do grupo Udi Grudi. Tanto Chico como a trupe circense somam mais de três décadas de trabalho, cada.

O júri do Prêmio Sesc do Teatro Candango foi formado por representantes de unidades do Sesc nacional e por nomes conhecidos da classe artística brasiliense, a exemplo do próprio Chico Sant;Anna, do artista e pesquisador Marcelo Bereh (do Udi Grudi) e do jornalista, pesquisador e performer Diego Ponce de Leon, setorista e crítico de teatro do Correio Braziliense, que voltou a integrar o corpo de jurados da premiação.

// Confira a lista completa de vencedores:

>> MELHOR ESPETÁCULO: Fio a fio
>> MELHOR DIREÇÃO: Edi Oliveira, Giselle Rodrigues e Kênia Dias (Fio a fio)
>> MELHOR ATRIZ: Giselle Rodrigues (Fio a fio)
>> MELHOR ATOR: Gustavo Haeser (Entre quartos)
>> MELHOR CENOGRAFIA: Roustang Carrilho (Fio a fio)
>> MELHOR ILUMINAÇÃO: Marcelo Augusto (O silêncio do mundo)
>> MELHOR FIGURINO: Roustang Carrilho (Fio a fio)
>> MELHOR SONOPLASTIA : Tomás Seferin (Fio a fio)
>> MELHOR DRAMATURGIA : Grupo Tripé e Karinne Ribeiro (Entre quartos)
>> MELHOR ESPETÁCULO DE RUA : Poéticas urbanas (Andaime Cia de Teatro)
>> MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL : Toco (Grupo Pirilampo)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação