Diversão e Arte

Livro de contos apresenta personagens negros sem estereótipos

Escritora Cristiane Sobral lamenta a pouca quantidade de negros na literatura brasileira

Nahima Maciel
postado em 07/12/2016 07:30

Cristiane Sobral lança O tapete voador em Brasília, amanhã, a partir das 19h, no Ernesto Café

Pelos 18 contos de O tapete voador, passam os mais variados personagens, mas todos eles carregam um propósito muito bem delineado pela autora. O segundo livro de contos de Cristiane Sobral, que tem lançamento marcado para amanhã no Ernesto Café, é uma coletânea de textos nos quais os personagens refletem a vontade da autora de levar a questão racial para a literatura.

Os negros, Cristiane lembra, são quase inexistentes na literatura brasileira. ;E quando existem, são caracterizados como estereótipos. A gente não consegue aprofundar a alma deles;, diz a autora. A escritora lembra que boa parte dos negros na literatura brasileira encarnam personagens como a mulata ou o malandro, mas que raramente se explora o universo psicológico dessas figuras. Metade do livro apresenta contos escritos há mais de 10 anos e a outra metade é de textos mais recentes. Nas histórias, os personagens vivem situações cotidianas nas quais são confrontados com questões como racismo, machismo e intolerância.

Falar desses temas é um compromisso de Cristiane. ;Esse livro faz parte da continuação de minha vontade de investigar a literatura negra e apresentar a subjetividade dos personagens, apresentar outras saídas para os estereótipos que vêm da escravidão;, diz a autora do livro de poesias Não vou mais lavar os pratos e do volume de contos Espelhos, miradouros, dialéticas da percepção.

Publicado pela editora Malé, O tapete voador faz parte de um catálogo dedicado a divulgar a literatura produzida por jovens autores negros no Brasil contemporâneo. ;Nossa maior dificuldade está no campo da publicação e distribuição, porque leitores, a gente tem;, avisa Cristiane. ;Mas a gente não tem ainda a grana para uma tiragem de 5 mil exemplares. E a maioria das outras editoras são de autores brancos, quase não existem autores negros.;

Trecho de Vox mulher, conto de O tapete voador
"Estou aqui ansiosa esperando. O tempo é uma entidade, não consigo entender. Confesso que já estou meio cansada de esperar. Sinto que todas as mulheres esperam. No nosso último encontro, você parecia meio confuso. Será que você é mais um daqueles que não conseguem entender o que as mulheres desejam? Eu, por exemplo, nesta tarde chuvosa, gostaria de receber um beijo".

Escritora Cristiane Sobral lamenta a pouca quantidade de negros na literatura brasileira

O tapete voador
De Cristiane Sobral. Malé, 100 páginas. R$ 30. Lançamento amanhã, às 19h, no Ernesto Café (SCLN 115, Bloco C, Loja 14)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação