Diversão e Arte

MasterChef Profissionais: dançou quem não soube fazer o coulibliac

Na luta por uma vaga na final, chefs precisaram preparar o tradicional prato russo

Eduarda Fernandes
postado em 07/12/2016 09:25
Dayse e Marcelo estão na final da primeira temporada do MasterChef Profissionais
A tensão tomou conta da semifinal da primeira temporada do MasterChef Profissionais. Com um desafio já conhecido pelos chefs, o da caixa misteriosa, e uma prova técnica, os jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin escolheram Dayse Paparoto e Marcelo Verde como os finalistas do reality.

Na primeira prova, os próprios produtores rurais levaram os produtos frescos para a cozinha do programa. Brocóli, alface roxa, ervas, frutas vermelhas, muçarela e ricota de búfala, ovos orgânicos ("de galinhas felizes", ressaltou Paola) eram alguns dos ingredientes presentes. "Não tem como fazer algo que não seja fenomenal", comentou Fogaça. Os chefs tiveram uma hora e meia para apresentar um prato com um número ilimitado de ingredientes.

Dayse escolheu ignorar a proteína e apresentou um ravioli de ricota e cenoura caramelizada com espuma de brocólis. O prato da chef agradou. "Você é uma pessoa criativa e autêntica", elogiou Fogaça. O prato de Marcelo, dry aged caramelizado ao creme de alho e purê de picles, também foi bem recebido.

Já o de Dário deixou a desejar. O dry aged e batata assada com espuma de queijo e chutney de frutas vermelhas não impressionou os jurados. "Você acha que isso aqui é prato de quem quer ir para a final?", perguntou Fogaça. "A apresentação está infantil. A batata nem espessura tem. Não sei, cara. Você não abriu os olhos nessa prova não", completou o jurado. Jacquin não foi tão comedido. "Isso aqui é comida de outro planeta, está fora da realidade. Ou talvez eu seja idiota e não entenda. Mas isso aqui tá horrível", comentou o francês. Dário não concordou com a avaliação e defendeu o prato. "Acho que ele tem tudo, tá tudo certo com ele", disse o candidato.

A defesa do prato não foi suficiente para que Dário subisse ao mezanino. A honra foi para Marcelo, o que significou que Dayse e Dário precisaram passar por mais uma prova antes de saber de quem seria a segunda vaga na final. O desafio consistia em recriar, em três horas, o coulibliac, um tradicional prato russo formado por uma massa folhada recheada com salmão, arroz, espinafre, champignon e ovo cozido.

Dayse, que nunca havia feito o prato antes, inovou no molho, que geralmente é é de vinho branco com manteiga. A chef escolheu um de laranja, cebolinha e vinagre branco. Apesar do coulibliac estar visualmente bonito, a massa de Dayse ficou crua e o peixe passou do ponto.
O prato de Dário também sofreu com a massa crua, além de não estar esteticamente no padrão pedido pelos jurados. A final do reality será exibida na próxima terça-feira (13), com decisão ao vivo. O vencedor do programa levará R$ 170 mil, além de um automóvel e o troféu de MasterChef Profissional. MasterChef Profissionais é exibido na Band todas as terças, às 22h30, e no Discovery Home & Health nas sextas-feiras, às 19h30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação