Diversão e Arte

José Luis Peixoto ganha Prêmio Oceanos com romance sobre a própria aldeia

Escritor português fez romance sobre região rural

Nahima Maciel
postado em 07/12/2016 12:11

O escritor português José Luis Peixoto ganhou o Prêmio Oceanos com o romance Galveias, uma narrativa que mergulha no Portugal rural ao encontro de personagens que representam tipos da região do Alentejo. O título do livro é também o nome da cidade natal de Peixoto, cuja escrita costuma visitar com frequência. Galveias aparece em três romances do escritor, mas somente na narrativa premiada pelo Oceanos é que ganha nome.


No livro, uma ;coisa sem nome; chega à pequena aldeia e desestabiliza a vida dos moradores locais, que acabam por revelar, em suas atitudes e reações, características típicas de uma sociedade interiorana e conservadora.


Peixoto é um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea portuguesa e já havia sido finalista do Oceanos quando ainda era o Portugal Telecom. Também já foi finalista do Femina, um dos prêmios mais importantes da França.


A resistência, de Julian Fúks, ficou em segundo lugar no Oceanos. O romance trata do drama de desaparecidos políticos na ditadura Argentina. Em terceiro lugar, O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques, reúne poesias curtas e delicadas. Em Maracanazo e outras histórias, quarto colocado, Arthur Dapieve fala dos fracassos da Espanha no Maracanã em cinco contos dedicados ao futebol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação